Regulamento da Bolsa de Estudos Avançados ICS-ULisboa

Regulamento da Bolsa de Estudos Avançados ICS-ULisboa

A Bolsa de Estudos Avançados ICS-ULisboa foi criada com o objetivo de promover o intercâmbio entre o Instituto de Ciências Sociais e outras instituições universitárias através da oferta de cursos de especialização de excelência no ICS-ULisboa.

1 – Candidaturas:

1.1. As candidaturas são patrocinadas por um ou mais investigadores do ICS-ULisboa e formalizadas mediante a entrega, junto da Assessoria de Direção (assessoria.direccao@ics.ulisboa.pt), do curriculum vitae e do plano de atividades que o/a candidato/a à Bolsa de Estudos Avançados se propõe desenvolver no Instituto de Ciências Sociais.
1.2. Os/as investigadores candidatos/as à Bolsa de Estudos Avançados ICS-ULisboa deverão estar vinculados/as a uma instituição universitária e possuir doutoramento e currículo de senioridade e excelência.
1.3. O plano de atividades proposto deve enquadrar-se numa ou mais Linhas Temáticas do ICS-ULisboa.
1.4. Será valorizada a possibilidade de a bolsa atribuída contribuir para a participação do Instituto de Ciências Sociais em projetos e redes internacionais de investigação.
1.5. Durante a sua missão no ICS-ULisboa, o/a beneficiário/a da bolsa deverá assegurar um mínimo de 10 (dez) horas de contacto (aulas e/ou seminários presenciais, incluindo uma sessão aberta ao público) ou um curso de capacitação/especialização organizado com o/a investigador/a proponente com o apoio do Serviço de gestão académica do ICS-ULisboa.
1.6. As pesquisas do/a beneficiário/a da bolsa que venham a ser publicadas e que beneficiem da estadia no ICS-ULisboa deverão fazer referência explícita à bolsa usufruída.

2 – Calendário: A missão deverá ocorrer entre janeiro e julho ou setembro e dezembro, com um período mínimo de permanência no ICS-ULisboa de 3 (três) semanas.

3 – Valor da bolsa: 5.000,00€, valor ilíquido que inclui todas as despesas que o/a beneficiário/a desta bolsa venha a realizar com a deslocação e estadia, e sujeito a impostos, se aplicável.

4 – Prazo de apresentação de candidaturas: 15 de Maio a 30 de Junho de cada ano.

5 – Avaliação das candidaturas e seleção do/a bolseiro/a: a avaliação terá como critérios de a ponderação a avaliação curricular/análise do CV (70%) e a qualidade do plano de atividades apresentado (30%); a avaliação será realizada durante o mês de julho pela Comissão de atribuição da Bolsa de Estudos Avançados ICS-ULisboa, presidida por Cristiana Bastos entre 2024 e 2026 e composta por Ângela Barreto Xavier, Edalina Sanches e Rui Costa Lopes. O ICS-ULisboa comunicará as deliberações aos proponentes e aos candidatos até final do mês de julho.