Call for papers | Em busca da perfeição. Práticas de self-enhancement como utopias pós-crise

Others
Tue . 31 Dec . 00h00
Call for papers | Em busca da perfeição. Práticas de self-enhancement como utopias pós-crise

Está a decorrer o período de chamada para submissão de comunicações no Grupo de Trabalho (GT) “Em busca da perfeição. Práticas de self-enhancement como utopias pós-crise”, cujo evento se realizará noâmbito do XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB), entre 2 e 4 de setembro de 2020, na Universidade de Coimbra.

A capacidade tecnológica de transformar a biologia – ligada aos avanços na engenharia genética, na farmacologia, na bioengenharia, na cibernética e na nanotecnologia – tem gerado nos últimos anos uma ampla variedade de dispositivos de manipulação dos corpos e das principais funções humanas. O mercado das biotecnologias de aperfeiçoamento dos seres humanos (estético, cognitivo, sexual, anti-aging, etc.) é um dos mais ativos e rentáveis ao mundo e a oferta da indústria do aperfeiçoamento é cada vez mais acessível, mais económica e minimamente invasiva. A literatura internacional indica que existe uma forte correlação entre o impacto de crises económicas e/ou políticas, os imaginários utópicos pós-crise e o acréscimo do investimento em práticas médicas, farmacêuticas e cirúrgicas destinadas a alterar características biológicas do indivíduo de forma a atingir a excelência.
Da produção de novos fármacos à manipulação do genoma humano, da cirurgia plástica aos consumos de performance, as nossas subjetividades estão a ser reformuladas na base de aspirações e desejos utópicos de ‘perfeição’ e ‘excelência’. A aspiração deste GT é relacionar o micro-estudo das práticas de consumo das pessoas e das suas aspirações de aperfeiçoamento com o perfil socioeconómico deste mercado emergente, ligado a formas contemporâneas de biopolítica, novos conceitos de biocapital, e a novas formas de bioeconomia.
As questões principais que este GT aborda, numa ótica comparativa, são:

  • Quais as principais utopias somáticas e tecnocientíficas dos contextos pós-crise?
  • Quais os imaginários utópicos e distópicos ligados a redefinição do ‘humano’?
  • De que forma as práticas de aperfeiçoamento reconfiguram o corpo e a subjetividade na base de utopias de sucesso e felicidade?
  • Quais as fantasias, as aspirações, e as práticas concretas de melhoramento humano segundo variáveis de género, classe social, idade, nacionalidade e etnia?
  • De que forma a transformação individual depende de e pretende provocar alterações sociais estruturais?
  • Quais as implicações bioéticas e políticas das práticas e tecnologias de self-enhancement?

 

Coordenadora Principal: Chiara Pussetti(Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa – Portugal) chiara.pussetti@ics.ulisboa.pt
Co-coordenadoras: Gaia Maqui Giuliani (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – Portugal) gaiagiuliani@ces.uc.pt
Fabiola Rohden (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil) - fabiola.rohden@gmail.com

Deadline para apresentação de calls: 31 de dezembro de 2019

Sobre a call.
Sobre o Excel Project.
Sobre o Conlab.