'Guerra Electrónica': Rádio e contrassubversão na guerra em Angola, 1961-1974

Conferences
Wed . 23 May . 18h00 to Thu . 23 May . 20h00
Sala 3
'Guerra Electrónica': Rádio e contrassubversão na guerra em Angola, 1961-1974
Marissa Moorman

No próximo dia 23 de Maio de 2019, os historiadores Edward Alpers (UCLA) e Daniel Domingues (Rice University) apresentam a conferência ‘Slavery and Abolition in Mozambique. Researching the Official Registers’. A apresentação tem como objetivo divulgar alguns resultados de uma pesquisa em curso nos arquivos de Lisboa, subordinada ao tema do comércio de pessoas escravizadas em Moçambique, que servirá como base para a construção de uma base de dados e de um website dedicados a este tema. A partir deste eixo de análise, os autores propõem igualmente uma reflexão em torno dos usos do termo ‘liberto’ para a produção de uma História Social.

Sobre os oradores:
Edward Alpers é especialista na África Oriental e no mundo Índico. Doutorou-se na década de 1960, na School of Oriental and African Studies, da Universidade de Londres, foi professor na Universidade de Dar es Salaam e na Somali National University. Desde finais dos anos 1960 está vinculado a Universidade da Califórnia (UCLA). Foi também presidente da African Studies Association. Possui uma extensa produção bibliográfica, merecendo destaque seus livros Ivory and Slaves in East Central Africa, East Africa and the Indian Ocean e The Indian Ocean in World History.

Daniel Domingues é especialista em história da escravidão na África Central e Ocidental. Doutorou-se em 2011 pela Emory University. Atualmente é professor de História da África na Rice University e um dos responsáveis pelo importante banco de dados ‘Voyages: The Trans-Atlantic Slave Trade Database’. Publicou, em 2017, o livro The Atlantic Slave Trade from West Central Africa, 1780-1867.

Entrada Livre