Sociologia da Cultura

Sociologia da Cultura
Perfil de uma Carreira
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-299-2
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2012/Nov
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
511
Formato: 
Capa Mole
30,00 €27,00 €

Neste livro, ao longo das três partes que o integram (1. «Um Percurso»; 2. «Escritos»; 3. «Guiões de Aulas»), abordam-se aspectos ligados à emergência e desenvolvimento da sociologia da cultura em Portugal e à evolução das suas linhas teóricas e metodológicas predominantes, ao mesmo tempo que se vai delineando o modo como se configura um percurso profissional, designadamente o de uma socióloga (a própria autora) que abriu entre nós, há cerca de trinta anos, o campo de investigação (no ICS-UL) e de docência (no ISCTE) naquela mesma área.
A colectânea de textos incluída no presente trabalho está organizada segundo um conjunto de temáticas visando os «mundos da arte e da cultura» e, particularmente, as condições de trabalho dos artistas, as características dos diferentes públicos, as relações entre cultura e economia e os objectivos de diferentes políticas culturais – temáticas estas perspectivadas em termos das suas dinâmicas enquanto processo de mudança. Por sua vez, relativamente à actividade docente, privilegia-se uma apresentação sintética dos eixos de orientação teórica, das problemáticas-chave e dos procedimentos pedagógicos adoptados nas várias cadeiras de Sociologia da Cultura sucessivamente leccionadas no decurso da carreira aqui em análise.

Parte I
Um percurso 
 
Parte II
Escritos 
 
Parte III
Guiões de aulas 
 
Bibliografia p.501

 

Maria de Lourdes Lima dos Santos, doutorada em Sociologia da Cultura pelo ISCTE é investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (jubilada) e membro do conselho consultivo da Associação Portuguesa de Sociologia (APS), do conselho científico do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Universidade Federal da Bahia e do Board of Governors do ERICarts. Foi presidente do Observatório das Actividades Culturais (OAC) até 2007. A sua actividade de investigação tem privilegiado o estudo das mudanças recentes no sistema de produção, difusão e consumo cultural; das políticas culturais; dos públicos da cultura; dos eventos e dos equipamentos culturais.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.