Práticas Culturais dos Lisboetas

Práticas Culturais dos Lisboetas
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-607-5
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
1994/Dec
Nº Páginas: 
539
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
8,00 €7,20 €

O presente estudo corresponde a uma solicitação de Lisboa 94 – Sociedade Promotora de «Lisboa Capital Europeia da Cultura» ao Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa com o objectivo de se conhecerem, nos seus traços mais genéricos e diversos, as práticas culturais dos habitantes da Grande Lisboa. O inquérito estruturou-se em quatro capítulos principais. Num primeiro capítulo avança-se na caracterização sociográfica da população inquirida. Num segundo capítulo investigam-se os usos do tempo e gostos culturais dos lisboetas. Em seguida, investigam-se alguns hábitos, afectos e sociabilidades entre os lisboetas. Finalmente, analisam-se algumas atitudes e representações a propósito das imagens da cidade, ambiente e violência urbana. 

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual