Fecundidade e Contracepção

Fecundidade e Contracepção
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-126-1
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2004/Sep
Nº Páginas: 
385
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
25,19 €22,67 €

Tomando como ponto de partida a queda da fecundidade em Portugal nas últimas décadas, e procurando descobrir que percursos, representações e saberes, do ponto de vista dos actores protagonistas, estão por detrás desta mudança, este livro apresenta e discute percursos de saúde reprodutiva das mulheres portuguesas, na sua tripla vertente de sexualidade, procriação e contracepção. Metodologicamente, contemplam-se duas estratégias complementares: a extensiva estuda, relaciona e discute alguns indicadores-chave do Inquérito à Fecundidade e à Família (INE, 1997) e outros dados das estatísticas oficiais; a outra, de natureza qualitativa, explora em profundidade biografias de 150 mulheres em idade fértil, de diferentes regiões do País, níveis de instrução e condições familiares

Agradecimentos p.19
Capítulo I - História de uma pesquisa: desafios de partida e fio condutor p.21
Capítulo II - Fecundidade, contraceção e sexualidade: tempos de viragem p.47
Capítulo III - Um corte em profundiade, nove retratos p.87
Capítulo IV - Um corte transversal, práticas e representações p.161
Capítulo V - Saberes científicos e saúde reprodutiva p.283
Capítulo VI - Conclusões: problemas e desafios p.353
Bibliografia p.361
Guião da entrevista p.367
Todos os nomes p.377

 

Ana Nunes de Almeida doutorou-se em  Sociologia em 1991, no ISCTE. É actualmente investigadora coordenadora no Instituto de Ciências Sociais e Presidente do seu Conselho Científico. Coordena o Doutoramento InterUniversitário em Sociologia, OpenSoc - Conhecimento para Sociedades Abertas e Inclusivas (consórcio que integra o ICS, ISCSP e ISEG - ULisboa, a FCSH da Nova, o IIFA da UEvora e a Faculdade de Economia da UAlg). É membro do Bureau do Comité de Recherche Sociologie de l'Enfance da Association Internationale des Sociologues de Langue Française, bem como da Direcção da Research Network Childhood da European Sociological Association. Entre os seus objectos científicos preferidos contam-se a família, a infância e a escola. Desenvolve actualmente pesquisa na área das culturas infantis e catástrofes, crianças e animais.

Duarte Vilar, sociólogo, diretor executivo da Associação para o Planeamento Familiar, professor associado da Universidade Lusíada de Lisboa e investigador do CLISSIS.

Piedade Lalanda é licenciada em Etnologia pela Université Paul Valery - Montpellier/França (1983) e Doutorada em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (2003), iniciou atividade docente na Escola de Enfermagem em 1983. Entre 1997 e 2001 integrou duas equipas de investigação no ICS/Univ. de Lisboa. Entre 2001 e 2014 ocupou vários cargos políticos de eleição, como vereadora, deputada municipal, deputada regional e Secretária Regional. Desde 2014 ocupa o lugar de Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde e leciona na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores, Portugal.