Família e Género em Portugal e na Europa

Família e Género em Portugal e na Europa
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-203-9
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2007/Nov
Nº Páginas: 
284
Coleção: 
Atitudes Sociais dos Portugueses
Formato: 
Capa Mole
18,90 €17,01 €

A divisão de género no mercado de trabalho e na família - e a forma como afecta a conciliação entre a vida profissional e a vida familiar - constitui um dos principais desafios das sociedades industriais no futuro. É importante que as ciências sociais lhe prestem a devida atenção. Neste sentido, é necessário investir em pesquisas internacionais de cariz comparativo de modo a perceber a especificidade de cada país e o lugar que ocupa em comparação com outros. O livro Família e Género em Portugal e na Europa aceita este desafio. Trata-se de um trabalho académico sólido e está escrito de uma forma que o torna acessível a um público mais vasto.
Michael Braun, GESIS – Leibniz Institute for Social Sciences, Mannheim.
 

 

Introdução
Karin Wall
p.21
Capítulo 1 - Clivagens e continuidades de género face aos valores da vida familiar em Portugal e noutros países europeus 
Sofia Aboim
p.35
Capítulo 2 - Família, género e articulação entre trabalho e vida privada: comparação dos casos britânico e português
Rosemary Crompton, Clare Lyonette
p.93
Capítulo 3 - O stress na relação trabalho-família: uma análise comparativa
Maria das Dores Guerreiro, Helena Carvalho
p.129
Capítulo 4 - Género e divisão do trabalho doméstico – o caso português em perspectiva
Lígia Amâncio 
p.181
Capítulo 5 - Atitudes face à divisão familiar do trabalho em Portugal e na Europa 
Karin Wall
p.211
Capítulo 6 - O estudo das atitudes perante a família numa perspectiva comparativa 
Alice Ramos
p.259
Bibliografia  

 

Karin Wall, socióloga, é investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Coordena o Programa de investigação sobre Famílias, Estilos de Vida e Escola no ICS e o Grupo de Pesquisa de Sociologia da Família na European Sociological Association. As suas áreas de investigação incluem sociologia da família, sociologia das migrações, família e género, políticas sociais e de família. É autora dos livros Famílias no Campo (D.Quixote, 1998) e A Outra Face da Emigração: Estudo da Situação das Mulheres que ficam no País de Origem (CIDM, 1982) e organizadora do livro Famílias em Portugal – Percursos, interacções, redes sociais (Imprensa de Ciências Sociais, 2005).

Lígia Amâncio é professora de Psicologia Social no ISCTE. Tem desenvolvido investigação sobre representações sociais, identidades e relações de género. É autora do livro Masculino e Faminino: A Construção Social da Diferença (Afrontamento, 1994) e organizadora dos livros Aprender a ser Homem (Livros Horizonte, 2005) e O Longo Caminho das Mulheres (D.Quixote, 2007).