Escola, Jovens e Media

Escola, Jovens e Media
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-200-8
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2007/Nov
Nº Páginas: 
266
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
18,90 €17,01 €

Este livro é, antes de mais, uma excelente montra dos trabalhos que as autoras têm desenvolvido no Instituto de Ciências Sociais sobre a escola em Portugal. Privilegiando o olhar sociológico, a obra resulta do diálogo estabelecido entre dois percursos de investigação com perspectivas diferentes mas profundamente imbricadas na compreensão da nossa escola: o percurso que parte dos estudos sobre família e a infância, e o que parte dos estudos sobre a educação. Mas o livro procura, também, responder a uma inquietação decorrente da apreciação dos debates públicos sobre a escola, tantas vezes assentes na superficialidade dos argumentos, no impressionismo da análise, na fragilidade da prova, ou no desconhecimento do objecto. Ao disponibilizar e ao analisar criteriosamente informação substantiva, o livro contribui para um melhor conhecimento da escola em Portugal. Com ele se comprova a utilidade social do conhecimento científico.
 

 

Apresentação p.15
Capítulo 1 - Notícias sobre crianças, risco e ansiedade social 
Cristina Ponte 
p.21
Capítulo 2 - Educação e mass media na modernidade: efeitos do ranking escolar em análise
Maria Benedita Portugal e Melo 
p.67
Capítulo 3 - O psicólogo na escola e a escola no psicólogo: interrogações preliminares de um tema de pesquisa 
Bruno Dionísio 
p.95
Capítulo 4 - A vantagem escolar das raparigas no secundário: resultados escolares e identidades juvenis numa perspectiva de género 
Ana Maria Alves Ribeiro 
p.109
Capítulo 5 - Recém-chegados à universidade: entre constrangimentos sociais e projectos individuais 
Maria Manuel Vieira 
p.137
Capítulo 6 - O lugar da autonomia: reflexões em torno das identidades juvenis e da família
Lia Pappámikail 
p.163
Capítulo 7 - A escola «faz» as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil
Juarez Dayrell 
p.191
Capítulo 8 - Por uma sociologia política da educação: o xadrez das políticas educativas em Portugal no Estado Novo 
José Manuel Resende
p.231

 

Maria Manuel Vieira, doutorada em Sociologia (ISCTE, 1998), é investigadora auxiliar convidada no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Actualmente, é co-coordenadora do OPE - Observatório Permanente de Escolas – ICS, é membro do OPEST - Observatório dos Percursos dos Estudantes, da Reitoria da UL, e integra o Forum Sociologico – Centro de Estudos (FCSH-UNL). Coordena o projecto “O futuro em aberto: incertezas e riscos nas escolhas escolares”, financiado pela FCT (PTDC/CED/67590/2006) e participa no projecto internacional EDUC-ELITES “L’éducation et la formation des élites du secondaire au supérieur : clôture sociale et ouverture.