As Eleições Legislativas de 2002

As Eleições Legislativas de 2002
Inquérito Pós-Eleitoral
ISBN: 
978-972-671-102-9
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2003/Feb
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
117
Coleção: 
Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses
Formato: 
CD-Rom
13,65 €12,28 €

O projecto "Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses numa Perspectiva Comparada" (CEAPP) está integrado na rede internacional The Comparative study of Electoral Systems (CSES), que reúne investigadores de vários países. Com o estudo, cuja base de dados agora se disponibiliza, o CEAPP lança, em Portugal, o primeiro "Estudo Eleitoral Nacional" (National Election Study), um tipo de investigação com uma longa tradição nas democracias ocidentais. Este volume e o respectivo disco são o resultado de um inquérito logo após as eleições legislativas de Março de 2002. Uma parte significativa do questionário foi também aplicada em vários outro países. Assim, além do primeiro "Estudo Eleitoral Nacional", o CEAPP lança também o primeiro estudo que permite estudar o comportamento o comportamento eleitoral e as atitudes políticas dos portugueses numa perspectiva comparativa.

Marina Costa Lobo, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. É actualmente coordenadora do Comportamento Eleitoral dos Portugueses, e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems- www.cses.org) tendo ajudado a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal - tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS (www.oqd.ics.ulisboa.pt).

Pedro Magalhães, Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e Doutorado em Ciência Política pela Ohio State University. Investigador Principal do ICS-ULisboa. Investigação na área da opinião pública, atitudes e comportamentos políticos e instituições políticas e judiciais.