As Eleições Legislativas e Presidenciais 2005-2006

As Eleições Legislativas e Presidenciais 2005-2006
Campanhas e Escolhas Eleitorais num Regime Semipresidencial
ISBN: 
978-972-671-254-1
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2009/Aug
Nº Páginas: 
304
Coleção: 
Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses
Formato: 
Capa Mole
20,50 €18,45 €

As eleições legislativas de 2005 e as Presidenciais de 2006 representam um marco na evolução democrática portuguesa. Ambas produziram resultados inéditos: Uma maioria de assentos legislativos para o PS e um Presidente apoiado por partidos de direita. Apesar das mudanças no comportamento eleitoral o sistema partidário manteve-se em larga medida, intacto. Em ambas as eleições, no entanto, o formato do sistema partidário esteve ameaçado. Se analisarmos tanto o crescimento dos pequenos partidos, bem como o sucesso da campanha de Manuel Alegre, em particular à luz das contínuas dificuldades sócio-económicas de Portugal, podemos concluir que estamos perante um sistema partidário sobre pressão.
Este livro analisa estes importantes desfechos eleitorais. Vem dar continuidade ao Projecto do Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses, criado em 2001. Optámos por privilegiar os “contextos” do voto, dedicando a primeira parte do livro aos efeitos das campanhas políticas e aos media. Na segunda parte, voltamos aos temas centrais que têm sido desenvolvidos pelo nosso projecto: o impacto dos factores de longo prazo, da identificação partidária, da ideologia, da economia, e dos líderes políticos, entre outros na explicação das escolhas dos votantes nestas eleições.
 

 

Introdução - Um sistema partidário sob pressão: as legislativas de 2005 e as presidenciais de 2006 em Portugal
Marina Costa Lobo 
p.19
Parte I
As campanhas eleitorais e os media
 
Capítulo 1 - Os media e as eleições em Portugal: estudo da cobertura noticiosa das legislativas de 2005 e das presidenciais de 2006 
Susana Salgado
p.39
Capítulo 2 - Debates presidenciais na televisão: à procura de interesse, avaliação e efeitos
Eduardo Cintra Torres
p.75
Capítulo 3 - A campanha eleitoral de 2005 nos media: padrões e factores de exposição
José Santana Pereira 
p.105
Parte II
As escolhas eleitorais
 
Capítulo 4 - Os cidadãos que nunca abandonam o governo: o caso das eleições legislativas portuguesas de 2005
Braulio Gómez Fortes e Irene Palacios
p.129
Capítulo 5 - No meio está a virtude? As preferências e posições de eleitores e partidos nas legislativas de 2005
Carlos Jalali
p.155
Capítulo 6 - Valores, temas e voto em Portugal, 2005 e 2006: analisando velhas questões com nova evidência
André Freire
p.183
Capítulo 7 - A escolha de um primeiro-ministro: os efeitos de líder nas legislativas portuguesas de 2005
Marina Costa Lobo
p.225
Capítulo 8 - O que são, afinal, as eleições (semi)presidenciais? Um estudo de caso das eleições portuguesas de 2006
Pedro Magalhães
p.245
Conclusão
Pedro Magalhães
p.283
Índice remissivo  p.295

 

Marina Costa Lobo,  investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/marina-costa-lobo

Pedro C. Magalhães,  investigador principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, https://www.ics.ulisboa.pt/pessoa/pedro-magalhaes