Criatividade e Instituições

Criatividade e Instituições
Novos Desafios à Vida dos Artistas e dos Profissionais da Cultura
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-291-6
Data de publicação: 
2012/Jan
Nº Páginas: 
216
Formato: 
Capa Mole
15,99 €14,39 €

Trata-se de uma abrangente colectânea internacional, organizada por dois dos melhores especialistas portugueses da área, Vera Borges e Pedro Costa, na qual se faz o ponto da situação das profissões artísticas e culturais no actual contexto de reconfigurações criativas e institucionais à escala global em que hoje operam as indústrias culturais, desde as artes plásticas às performativas e destas aos media de entretenimento. Cruzando a economia e a sociologia, bem como os estudos territoriais, este livro deixa-nos com uma visão panorâmica dos actuais campos culturais inédita em língua portuguesa. Manuel Villaverde Cabral Investigador Emérito do ICS O livro colige uma série de ensaios, alguns mais conceptuais e de banda larga, outros claramente direccionados para estudos de caso, tendo como mote o ciclo de seminários «Artists and cultural workers: careers and labour markets» e representando alguma da investigação mais inovadora e rigorosa que se tem produzido em Portugal e no estrangeiro sobre a economia da cultura, em cruzamento com a geografia e a sociologia da arte e das profissões artísticas, em particular no polémico e ambíguo domínio das «actividades culturais e criativas». João Teixeira Lopes

 

Apresentação p.19
Introdução - Dinâmicas de organização do sector cultural e criativo, reputação e carreiras artísticas
Vera Borges e Pedro Costa
p.21
Parte I
Artistas, reputação e mercados de trabalho
 
Capítulo 1 - Minimum income requirements of creative artists: some empirical results 
David Throsby e Anita Zednik
p.37
Capítulo 2 - Talent and inequalities: what do we learn from the study of artistic occupations?
Pierre-Michel Menger
p.49
Capítulo 3 - Mercado, formação e sucesso: actores e bailarinos entre persistência e desilusão
Vera Borges e Cícero Roberto Pereira
p.77
Parte II
A criatividade no seu contexto: dinâmicas institucionais e territoriais
 
Capítulo 4 - The microeconomics of public choice in developing economies: a case study of one Mexican village 
Tyler Cowen
p.97
Capítulo 5 - Do musical ao profissional (ida e volta). Experiências artísticas e profissionais nas músicas rap e electrónicas 
Morgan Jouvenet
p.111
Capítulo 6 - O meio urbano e a génese da criatividade nas actividades culturais 
Pedro Costa, Bruno Vasconcelos e Gustavo Sugahara
p.121
Parte III
Novos desafios e dilemas na organização do sector criativo
 
Capítulo 7 - Incentivos e direitos dos autores que trabalham em televisão: reflexões sobre a evolução das formas de remuneração dos autores no tempo do digital
Françoise Benhamou
p.153
Capítulo 8 - A propriedade intelectual e o novo paradigma de organização do cluster da música: motivações dos agentes e criatividade 
Pedro Costa, Nuno Teles e Bruno Vasconcelos
p.161
Capítulo 9 - Dilemas económicos e desafios organizacionais nas artes performativas: uma análise empírica das estruturas teatrais apoiadas na região de Lisboa e Vale do Tejo
Vera Borges, Pedro Costa e Susana Graça
p.183
Conclusão - E agora? Perspectivas para desenvolvimentos futuros 
Vera Borges e Pedro Costa
p.203

 

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