A Festa acabou? Jovens em tempo de Pandemia

GI Seminars
Tue . 10 Nov . 11h00 to 13h00
ONLINE
A Festa acabou? Jovens em tempo de Pandemia
Organização: 
LIFEresearchgroup

Este LIFE Webinar contará com a participação de Ana Sofia Ribeiro, Maria Manuel Vieira e Ana Nunes de Almeida, investigadoras no ICS-ULisboa, que nos irão apresentar alguns dos resultados de um inquérito online sobre a Pandemia Covid-19, realizado por uma equipa de investigadores do ICS/ISCTE, com especial enfoque sobre o quotidiano em confinamento dos jovens dos 16 aos 24 anos.

A apresentação baseia-se nos resultados de um inquérito online sobre a Pandemia Covid-19 e os seus impactos em diversas esferas da vida das pessoas que vivem em Portugal, realizado por uma equipa de investigadores do ICS/ISCTE, entre 25 e 29 de março de 2020, junto de uma amostra de cerca de 11.500 inquiridos, não representativa da população residente em Portugal. O inquérito continha perguntas de resposta fechada e outras de resposta aberta.
O nosso interesse focou-se na população de jovens dessa amostra (1 125 indivíduos entre os 16-24 anos) e nas respostas às perguntas abertas sobre o quotidiano em confinamento: como descreviam o seu dia a dia, como comunicavam com os outros, a forma como estavam a lidar com as restrições, selecionando o que lhes custava mais e menos nessa nova situação. Por sua vez, o futuro era entrevisto a partir das preocupações principais que levantava, ditas na primeira pessoa, tendo em conta o contexto pandémico.
Apresentaremos e discutiremos no Seminário LIFE os resultados mais interessantes deste estudo, que vêm mostrar como o confinamento veio trazer uma brutal e repentina transformação dos quotidianos associados à condição juvenil.

 

Bios:

Ana Nunes de Almeida, socióloga, investigadora coordenadora do ICS-ULisboa. Ao longo do seu percurso de investigação tem-se interessado por temas como: família e classes sociais; fecundidade e saúde reprodutiva; família e escola; estudantes do ensino superior; infância e crianças (tecnologias digitais de informação e comunicação, pobreza, catástrofes e relações de amizade com animais de companhia).

Maria Manuel Vieira, socióloga, investigadora auxiliar no ICS-ULisboa, onde coordena o OPJ-Observatório Permanente da Juventude. Os seus interesses de pesquisa desenvolvem-se em torno da sociologia, educação e juventude, em particular sobre os seguintes tópicos: educação e modernidade; ensino superior e trajectórias estudantis; escolarização e processos de individuação; escolaridade como laço de filiação entre pais e filhos; culturas adolescentes no espaço escolar; jovens NEEF.

Ana Sofia Ribeiro, investigadora auxiliar no ICS-ULisboa, na área da Educação e Ciências Sociais. Os seus interesses de investigação centram-se na educação, ensino superior, infância e juventude, desenvolvimento humano, catástrofes e territórios de baixa densidade.