Writing Kinshasa: vertical and horizontal explorations of the city

PG Seminars
Fri . 31 May . 14h00
Writing Kinshasa: vertical and horizontal explorations of the city

O próximo Seminário de Estudos Pós-Graduados em Antropologia será no dia 31 de maio. Filip de Boeck (Universidade de Leuven) será o orador convidado nesta sessão. Pelas 14h, na Sala Maria de Sousa do ICS-ULisboa e online (senha: 428198).

Que perspetiva adotar e como se posicionar na escrita de uma etnografia à escala da cidade? Esta é uma questão com que muitos antropólogos urbanos se confrontam e debatem. Desde o início, a minha própria antropologia urbana de Kinshasa, a fervilhante capital da República Democrática do Congo, tem experimentado possíveis respostas a esta questão através de uma colaboração sustentada com uma série de fotógrafos, artistas visuais e cineastas com quem, ao longo dos anos, tenho vindo a explorar algumas das múltiplas possibilidades que se encontram adormecidas na combinação de texto e imagem, num esforço conjunto para chegar a uma compreensão mais adequada do que é a vida citadina num tal contexto.

Professor de antropologia na Universidade de Lovaina, o escritor, cineasta e curador Filip De Boeck vive e trabalha entre Bruxelas e a República Democrática do Congo. Durante os últimos trinta anos, efetuou uma extensa investigação de terreno em comunidades rurais e urbanas da RDC. Os seus interesses de investigação centram-se nos mundos sociais e nas infraestruturas das cidades africanas, em particular Kinshasa. De Boeck foi curador de várias exposições internacionais e é autor de um longo documentário sobre um cemitério de Kinshasa. Em coautoria com o fotógrafo Sammy Baloji, o seu livro mais recente é Suturing the City. Living Together in Congo's Urban Worlds (Londres: Autograph ABP, 2016). Juntamente com Baloji, está atualmente a finalizar um novo projeto de livro sobre a história política pós-colonial das zonas fronteiriças entre o Congo, Angola e Zâmbia.