Realizadoras Portuguesas

Realizadoras Portuguesas
Cinema no Feminino na Era Contemporânea
Categoria: 
ISBN: 
9789726717362
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
2023
Data de publicação: 
2023/Apr
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
314
Coleção: 
Coleção Estudos
Formato: 
Capa Mole
20,00 €18,00 €

A história do cinema das realizadoras portuguesas apenas começa, de forma sistemática, depois de 1974. Este livro, que junta textos de investigadoras sediadas no Reino Unido, Estados Unidos da América e Portugal, discute filmes de 14 realizadoras, considerando o cinema de ficção e documental produzido nos últimos 50 anos em Portugal. Os textos aqui reunidos mapeiam as visões cinematográficas que estas autoras trouxeram para o cinema português na sequência da Revolução do 25 de Abril  e da descolonização em África, e a forma como têm contribuído para a sua internacionalização. Neste “cinema no feminino” assistimos tanto a uma nova conceptualização do cinema nacional através, por exemplo, do cinema etnográfico realizado no final dos anos 1970, como à exploração de intervenções marcadamente de género em torno do mundo masculino das guerras coloniais.

A partir dos anos 1990, assuntos políticos feministas, como a campanha em torno da descriminalização do aborto e do novo estatuto para a comunidade LGBTQIA+, a par de diversas preocupações relacionadas com problemas globais, como as migrações e a situação de comunidades minoritárias, assumem igualmente destaque. Os textos deste livro mostram também como as realizadoras têm contribuído para a evolução da linguagem cinematográfica, desde o trabalho desenvolvido na composição de som ao género do cinema-ensaio, da relação cinematográfica com o arquivo à adaptação da palavra escrita. Com um prefácio de Lídia Jorge, o livro resulta num desafio poderoso à marginalização do cinema das realizadoras portuguesas enquanto cinema duplamente minoritário, explorando, de forma positiva, os vários círculos de ferro que estas autoras têm vindo a romper.

 

Prefácio: rompendo os círculos

Lídia Jorge

p. 23

Introdução: Cinema português, cinema de mulheres, cinema do mundo

Mariana Liz e Hilary Owen

p.33
PRIMEIRA PARTE. HISTÓRIAS  

Capítulo 1

Inacabado: o cinema de Noémia Delgado

Manuela Penafria

p.59

Capítulo 2

Margarida Gil: quatro décadas de ficção para cinema

Ana Isabel Soares

p.81

SEGUNDA PARTE. FEMINISMOS

 

Capítulo 3

Monstros, mutantes e maternidade: políticas pós-humanas em Teresa Villaverde, Raquel Freire e Solveig Nordlund

Hilary Owen

p. 105

Capítulo 4

Lares urbanos e famílias urbanas: Colo de Teresa Villaverde e Tempo Comum de Susana Nobre

Mariana Liz

p.131

Capítulo 5

Mulheres naturais? Natureza e feminilidade em Máscaras de Noémia Delgado e Transe de Teresa Villaverde

Patrícia Vieira

p.153
TERCEIRA PARTE. ARQUIVOS  

Capítulo 6

Imagem, memória histórica, política: Kuxa Kanema de Margarida Cardoso e 48 de Susana Sousa Dias

Estela Vieira

p. 177

Capítulo 7

Afeto e a viragem arquivística: documentários recentes de Inês de Medeiros e Susana de Sousa Dias

Alison Ribeiro de Menezes

p.203

Capítulo 8

O filme-ensaio e Correspondências de Rita Azevedo Gomes

Ana Cabral Martins

 

p. 225
QUARTA PARTE. TRANSNACIONALISMOS  

Capítulo 9

Cinema no feminino, cinema do mundo: Yvone Kane de Margarida Cardoso

Sally Faulkner

p. 247

Capítulo 10

O ano zero português: realizadoras emergentes, 2013-2017

Filipa Rosário

p. 271
Bibliografia  p. 291
Índice remissivo p. 305

 

 

Mariana Liz, doutorada em estudos fílmicos no King’s College London, é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e possui ampla obra de investigação sobre o cinema português e europeu.

Hilary Owen, professora catedrática emérita em Estudos Portugueses e Luso-Africanos na Universidade de Manchester e investigadora em Estudos Portugueses na Universidade de Oxford, com pesquisa na área da literatura, cinema de Portugal e dos PALOP, teorias do feminismo, género sexual e pós-colonialismo.