Realizadoras Portuguesas
20,00 € | 18,00 € |
A história do cinema das realizadoras portuguesas apenas começa, de forma sistemática, depois de 1974. Este livro, que junta textos de investigadoras sediadas no Reino Unido, Estados Unidos da América e Portugal, discute filmes de 14 realizadoras, considerando o cinema de ficção e documental produzido nos últimos 50 anos em Portugal. Os textos aqui reunidos mapeiam as visões cinematográficas que estas autoras trouxeram para o cinema português na sequência da Revolução do 25 de Abril e da descolonização em África, e a forma como têm contribuído para a sua internacionalização. Neste “cinema no feminino” assistimos tanto a uma nova conceptualização do cinema nacional através, por exemplo, do cinema etnográfico realizado no final dos anos 1970, como à exploração de intervenções marcadamente de género em torno do mundo masculino das guerras coloniais.
A partir dos anos 1990, assuntos políticos feministas, como a campanha em torno da descriminalização do aborto e do novo estatuto para a comunidade LGBTQIA+, a par de diversas preocupações relacionadas com problemas globais, como as migrações e a situação de comunidades minoritárias, assumem igualmente destaque. Os textos deste livro mostram também como as realizadoras têm contribuído para a evolução da linguagem cinematográfica, desde o trabalho desenvolvido na composição de som ao género do cinema-ensaio, da relação cinematográfica com o arquivo à adaptação da palavra escrita. Com um prefácio de Lídia Jorge, o livro resulta num desafio poderoso à marginalização do cinema das realizadoras portuguesas enquanto cinema duplamente minoritário, explorando, de forma positiva, os vários círculos de ferro que estas autoras têm vindo a romper.
Prefácio: rompendo os círculos Lídia Jorge |
p. 23 |
Introdução: Cinema português, cinema de mulheres, cinema do mundo Mariana Liz e Hilary Owen |
p.33 |
PRIMEIRA PARTE. HISTÓRIAS | |
Capítulo 1 Inacabado: o cinema de Noémia Delgado Manuela Penafria |
p.59 |
Capítulo 2 Margarida Gil: quatro décadas de ficção para cinema Ana Isabel Soares |
p.81 |
SEGUNDA PARTE. FEMINISMOS |
|
Capítulo 3 Monstros, mutantes e maternidade: políticas pós-humanas em Teresa Villaverde, Raquel Freire e Solveig Nordlund Hilary Owen |
p. 105 |
Capítulo 4 Lares urbanos e famílias urbanas: Colo de Teresa Villaverde e Tempo Comum de Susana Nobre Mariana Liz |
p.131 |
Capítulo 5 Mulheres naturais? Natureza e feminilidade em Máscaras de Noémia Delgado e Transe de Teresa Villaverde Patrícia Vieira |
p.153 |
TERCEIRA PARTE. ARQUIVOS | |
Capítulo 6 Imagem, memória histórica, política: Kuxa Kanema de Margarida Cardoso e 48 de Susana Sousa Dias Estela Vieira |
p. 177 |
Capítulo 7 Afeto e a viragem arquivística: documentários recentes de Inês de Medeiros e Susana de Sousa Dias Alison Ribeiro de Menezes |
p.203 |
Capítulo 8 O filme-ensaio e Correspondências de Rita Azevedo Gomes Ana Cabral Martins
|
p. 225 |
QUARTA PARTE. TRANSNACIONALISMOS | |
Capítulo 9 Cinema no feminino, cinema do mundo: Yvone Kane de Margarida Cardoso Sally Faulkner |
p. 247 |
Capítulo 10 O ano zero português: realizadoras emergentes, 2013-2017 Filipa Rosário |
p. 271 |
Bibliografia | p. 291 |
Índice remissivo | p. 305 |
Mariana Liz, doutorada em estudos fílmicos no King’s College London, é professora auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e possui ampla obra de investigação sobre o cinema português e europeu.
Hilary Owen, professora catedrática emérita em Estudos Portugueses e Luso-Africanos na Universidade de Manchester e investigadora em Estudos Portugueses na Universidade de Oxford, com pesquisa na área da literatura, cinema de Portugal e dos PALOP, teorias do feminismo, género sexual e pós-colonialismo.