Tribos Urbanas

Tribos Urbanas
Produção artística e identidades
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-129-2
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2014/Sep
Dimensão: 
16x23
Nº Páginas: 
242
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
18,90 €17,01 €

Este livro é resultado de uma reflexão conjunta de sociólogos e antropólogos – portugueses e brasileiros – sobre a problemática das tribos urbanas, sua produção artística e identidades. Acompanharemos diversas tribos juvenis – bandas musicais de jovens, skinheads de Cristo, jovens que investem na estética das marcas corporais (tatuagens e body piercing) ou participam em movimentos musicais como o mangueBit, o rap e outras sonoridades. Viajaremos pelas praças públicas da “Baixa” de Lisboa na descoberta de uma “pós-metrópole” de trânsitos (tribais?). Finalmente seguiremos os múltiplos olhares sobre o Carnaval e a produção artística dos desfiles promovidos pelas grandes escolas de samba da cidade de São Paulo.

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual