Religião e Bioética

Religião e Bioética
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-071-5
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2001/Jun
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
367
Coleção: 
Atitudes Sociais dos Portugueses
Formato: 
Capa Mole
16,76 €15,08 €

Este livro constitui o segundo volume temático das Atitudes Sociais dos Portugueses. Os textos nele incluídos focam vários aspectos da religiosidade dos portugueses. Com base no inquérito do ISSP de 1998, os resultados obtidos em Portugal são comparados com os de outros países, sendo dada particular atenção às crenças, às práticas, à experiência, à pertença e ao conhecimento religiosos. São ainda analisados indicadores reveladores de crenças populares, ascendências e socializações religiosas, representações e atitudes em relação aos desempenhos da Igreja e ao papel da religião. O último capítulo debruça-se sobre as atitudes dos portugueses perante algumas questões bio-éticas: aborto; eutanásia, fertilização artificial; doação de órgãos e clonagem.

José Machado Pais, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Foi Professor Visitante em várias universidades europeias e sul-americanas e Professor Catedrático Convidado do ISCTE/Instituto Universitário de Lisboa. Coordenou o Observatório Permanente da Juventude Portuguesa e o Observatório das Actividades Culturais. Foi consultor da União Europeia e do Conselho da Europa, tendo sido Vice-Presidente do Youth Directorate of the Council of Europe. Foi Director da revista Análise Social e da editora Imprensa de Ciências Sociais e Subdiretor do ICS-ULisboa (três mandatos). Foi também Vice-Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa.   Em 2003, recebeu o Prémio Gulbenkian de Ciências Sociais e, em 2012, o Prémio ERICS (Prémio Estímulo e Reconhecimento da Internacionalização em Ciências Sociais). Em 2018 foi agraciado com um doutoramento Honoris Causa, pela Universidade de Manizales (Colômbia). 

Tem dirigido vários projetos internacionais em  diferentes domínios das Ciências Sociais e publicado em revistas internacionais de referência. Publicou cerca de 40 livros – mais de 20 de autoria individual

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.