Orientações perante o trabalho

Orientações perante o trabalho
Atitudes Sociais dos Portugueses I - Base de Dados
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-052-3
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
1999
Data de publicação: 
1999/Feb
Nº Páginas: 
77
Coleção: 
Atitudes Sociais dos Portugueses
Formato: 
CD-Rom
9,43 €8,49 €

Com a publicação da base de dados da primeira edição do Inquérito Permanente às Atitudes Sociais dos Portugueses (ASP), o ICS, em cooperação com o ISSP, criou um instrumento científico de inquirição regular às atitudes da população portuguesa perante as questões sociais, económicas e culturais mais relevantes da vida nacional.

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.

João Freire é Diplomado em Sciences Politiques, Paris (1971). Carreira docente no ISCTE, de que foi professor catedrático nas áreas da sociologia do trabalho (1997). Professor visitante da Université du Québec à Montréal (1996). Título de professor emérito do ISCTE-IUL (2008). Actualmente é membro da Academia de Marinha.

Alice Ramos, socióloga, é Investigadora Auxiliar do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.  Os seus interesses de investigação têm-se centrado no cruzamento de duas linhas de pesquisa: a) o impacto da articulação entre factores individuais (valores e atitudes) e estruturas sociais no desenvolvimento de atitudes discriminatórias, nomeadamente face aos imigrantes e refugiados, numa perspectiva multinível; b) metodologias de estudos trans-nacionais e longitudinais. Iniciou, recentemente, uma linha de pesquisa dedicada ao estudo da formação dos valores e das atitudes discriminatórias na infância e na adolescência, sendo Investigadora Principal do projecto CLAVE (O desenvolvimento dos valores humanos na infância e na adolescência), financiado pela FCT. Desde janeiro de 2018 é Coordenadora Nacional do European Social Survey-ERIC e do European Values Study.