Trabalho e Cidadania

Trabalho e Cidadania
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-059-6
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2000/Feb
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
230
Coleção: 
Atitudes Sociais dos Portugueses
Formato: 
Capa Mole
10,00 €9,00 €

Este livro constitui a primeira edição do Inquérito às Atitudes Sociais dos Portugueses. Nele são focadas dimensões centrais para o estudo dos valores, atitudes e comportamentos sociais perante o trabalho e a cidadania política. Com base no inquérito do ISSP de 97, sobre as orientações perante o trabalho, os resultados obtidos em Portugal são analisados e comparados com os obtidos em Espanha, na Hungria, na Alemanha e na Suécia. Procede-se, ainda, a uma reflexão sobre o exercício da cidadania política em Portugal.

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.