Orientações perante as Desigualdades Sociais

Orientações perante as Desigualdades Sociais
Base de Dados 3
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-066-9
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2000/Sep
Nº Páginas: 
76
Coleção: 
Atitudes Sociais dos Portugueses
Formato: 
Capa Mole
8,90 €8,01 €

Neste volume o ICS divulga os dados referentes ao inquérito do ISSP, realizado em 1999, sobre as atitudes perante as desigualdades sociais. O inquérito abrange as seguintes dimensões analíticas da sociologia das desigualdades sociais: factores de ascenção social; funções e legitimações das desigualdades sociais; percepções sobre as desigualdades efectivas e legitimadas nas remunerações; desigualdades sociais e políticas governamentais; impostos e desigualdades sociais; desigualdades sociais e conflitualidade social; percepções sobre a mobilidade social; bases legitimadas para as recompensas materiais; imagens da estrutura social.

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.