O Poder Caiu na Rua

O Poder Caiu na Rua
Crise de Estado e Acções Colectivas na Revolução Portuguesa 1974-1975
ISBN: 
978-972-671-115-5
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2003/Dec
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
209
Coleção: 
Estudos e Investigações
Formato: 
Capa Mole
19,96 €17,96 €

Uma vaga de mobilização popular percorreu os anos revolucionários de 1974 e 1975. As assembleias, comissões, manifestações e ocupações, a participação generalizada e a polarização política deram vida a um momento singular na história contemporânea portuguesa. Este trabalho utiliza as ferramentas da ciência política para oferecer uma explicação original das condições de possibilidade daquela vaga de mobilização, dos seus efeitos no processo de transição para a democracia e das estruturas políticas que, no viver de milhares de pessoas, fizeram com que aqueles tempos fossem outros. Em simultâneo, aproveita a visibilidade dos mecanismos ocultos da política que acontece nas situações de crise para explorar os procedimentos activos no funcionamento ordinário, ou melhor, ordenado, das sociedades contemporâneas.

Diego Palacios Cerezales é investigador Ramón y Cajal na Universidad Camplutense de Madrid. Anteriormente ensinou História da Europa na Universidade de Stirling (Escócia). É investigador associado no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha sobre os movimentos sociais, conflitos políticos, a polícia e o Estado em Espanha e em Portugal durante os séculos XIX e XX, e em geral sobre a relação entre Estado e cidadania. 

 

 

 

 

Mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e doutorado em Ciência Política pela Universidade Complutense de Madrid, onde actualmente lecciona e investiga. É também investigador associado do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e secretário de redacção da revista Historia y Política.
Trabalha sobre os movimentos sociais, a polícia e o Estado em Espanha e em Portugal durante os séculos XIX e XX.

 

 

Diego Palacios Cerezales (1974) Actualmente soy investigador Ramón y Cajal en la Universidad Camplutense de Madrid. Anteriormente enseñé Historia de Europa en la Universidad de Stirling, en Escocia. También soy investigador asociado al Instituto de Historia Contemporánea de la Universidade Nova de Lisboa.

Me dedico a estudiar la historia del conflicto político y los movimientos sociales, la historia de la policía y de las políticas de orden público y, más en general, la relación entre Estado y ciudadanía. Mis principales investigaciones las he dedicado a la historia de Portugal y a la comparación entre el caso español y el portugués. Más en Academia.edu

Shopping cart

Your shopping cart is empty.