Crianças & Media

Crianças & Media
Pesquisa internacional e contexto português do século XIX à actualidade
Autor(es): 
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-298-5
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
2012
Data de publicação: 
2012/Nov
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
234
Formato: 
Capa Mole
18,00 €16,20 €

A trilhar o seu caminho no Ocidente europeu desde meados dos anos 80, a nova sociologia da infância tem defendido a importância de se considerar a infância como uma construção social, produto contingente do tempo e do espaço, afastando-se das perspectivas que a retratam como realidade biológica ou categoria universal; na mesma linha, sublinha a heterogeneidade interna das condições infantis, que introduzem relevo e diferença num cenário desigual; e reivindica, ainda, o direito que as crianças têm de ser estudadas autonomamente, por direito próprio, o que se traduz metodologicamente na necessidade de a investigação lhes «dar voz». Inspirada em tais princípios, num livro onde a mudança social em Portugal constitui o fio condutor, Cristina Ponte propõe-nos cruzar a infância com os media – relação surpreendentemente pouco explorada na literatura científica. Fazendo uso da sua vasta experiência de pesquisa na área e numa linguagem simultaneamente rigorosa e atractiva, a autora fornece ao leitor criteriosos instrumentos de compreensão da experiência social das crianças na sociedade contemporânea.

Ana Nunes de Almeida, investigadora coordenadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

 

Introdução p.11
Parte I  
Capítulo 1 - Emergência e afirmação do conceito moderno de infância  p.23
Capítulo 2 - Contributos dos media para a construção moderna da infância  p.39
Capítulo 3 - Modernidade, mudança social e media panics  p.53
Capítulo 4 - Condições da infância em Portugal, entre tradição e modernidade  p.67
Capítulo 5 - Crianças e media em Portugal I: em torno da boa literatura  p.81
Capítulo 6 - Crianças e media em Portugal II: uma cultura sob censura p.97
Parte II   
Capítulo 7 - A infância no contexto da globalização e da individualização  p.117
Capítulo 8 - Crianças na sociedade de consumo: a força das imagens  p.135
Capítulo 9 - Crianças e notícias: das representações às críticas p.149
Capítulo 10 - Cinco décadas de televisão para crianças  p.167
Capítulo 11 - A relação entre crianças e media na nova paisagem audiovisual  p.185
Conclusões p.205
Bibliografia p.209
Índice remissivo  p.233

 

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