Comportamentos e Atitudes Políticas 1973-2002

Comportamentos e Atitudes Políticas 1973-2002
ISBN: 
978-972-671-146-9
Data de publicação: 
2005/Mar
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
275
Formato: 
Capa Mole
24,00 €21,60 €

O projecto «Comportamento Eleitoral e Atitudes Políticas dos Portugueses numa Perspectiva Comparada» (CEAPP) disponibiliza, através deste livro e do cd-rom anexado, bases de dados que permitem retratar os comportamentos e as atitudes políticas dos portugueses desde 1973 até 2002. Estes dados constituem uma excelente base para o desenvolvimento de estudos sobre a democracia portuguesa, quer em termos longitudinais, quer em termos comparativos. Como têm evoluído as atitudes dos portugueses face ao regime democrático? E as suas atitudes e comportamentos eleitorais? Terá a confiança nos políticos e o interesse pela política decaído nos últimos anos? E será a relação entre os cidadãos e a esfera política muito diferente em Portugal e nos outros países? Estas são apenas algumas das perguntas a que estes dados permitem ajudar a responder. O material aqui fornecido constitui, pois, um importante contributo para a reconstituição da história democrática de Portugal.

Agradecimentos p.9
Apresentação p.13
Listagem dos estudos incluídos no CD-ROM p.23
I Parte - Inquéritos com bases de dados no CD-ROM  
II Parte - Inquéritos com as tabulações digitalizadas no CD-ROM  

 

Marina Costa Lobo, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. É actualmente coordenadora do Comportamento Eleitoral dos Portugueses, e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems- www.cses.org) tendo ajudado a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal - tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS (www.oqd.ics.ulisboa.pt).

Pedro Magalhães, Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e Doutorado em Ciência Política pela Ohio State University. Investigador Principal do ICS-ULisboa. Investigação na área da opinião pública, atitudes e comportamentos políticos e instituições políticas e judiciais.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.