Seminário Estudos Pós Graduados em Antropologia

PG Seminars
Fri . 27 Nov . 14h30 to 16h30
ICS Sala 3 + Online
Seminário Estudos Pós Graduados em Antropologia
Bruno Sena Martins, CES -U.Coimbra
Organização: 
EPG Antropologia

Bruno Sena Martins, do CES -Universidade de Coimbra, vai falar de:

"O desastre de Bhopal e a memória imperial: etnografia, corpo e testemunho"

Resumo: 

Com base num trabalho de campo realizado na cidade de Bhopal, Índia, recolhemos as vívidas memórias dos sobreviventes do maior desastre industrial da história. Esta abordagem pretende convocar leituras sobre o tempo, a violência e as demarcações de humanidade que definem a memória social. Em particular, pretende-se questionar os processos pelos quais algumas vidas são desproporcionadamente expostas à violência e fracassam em receber justa compensação, bem como os itinerários pelos quais alguns sofrimentos são tendencialmente elididos da memória social do Ocidente. Estamos perante exclusões engendradas por um nexo colonial-capitalista cujo poder, ligado às hierarquias de religião e casta que desqualificam muçulmanos e Dalit, se revela na denegação do valor da vida dos sobreviventes de Bhopal. Finalmente, analisa-se a forma como a vulnerabilidade biográfica e corpórea, imposta pelo desastre, criou espaços de enunciação, narrativas de resistência e de comunidades de “memória pós-abissal”. 

Nota Biográfica:

Bruno Sena Martins é Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É licenciado em antropologia e doutorado em sociologia. Os seus temas de interesse incluem o corpo, deficiência, direitos humanos, racismo e colonialismo. É Cocoordenador do Programa de Doutoramento "Human Rights in Contemporary Societies" e Docente no Programa de Doutoramento "Pós-Colonialismo e Cidadania Global". Foi Vice-presidente do Conselho Científico do CES/UC (2017-2019).

 

Link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/81947966679?pwd=cmJZYzdxYnJ2aE5XUjUxL0R0am1Idz09

ID da reunião: 819 4796 6679

Senha de acesso: 054304

 

 

NOTA:

Este Seminário EPG e seguintes decorrerão no formato misto, com a coordenadora e os doutorandos na Sala 3 e os oradores convidados online .