"Encruzilhadas da Segurança no Brasil: Propriedade, Desigualdade e Raça""

GI Seminars
Thu . 20 Jan . 11h00 to 13h00
"Encruzilhadas da Segurança no Brasil: Propriedade, Desigualdade e Raça""
Susana Durão

Próximo seminário do GI Identidades é na quinta-feira, 20 de Janeiro, entre as 11h - 12h45.

O seminário será híbrido: presencial, na Sala 1 do ICS, e online via Zoom.

Link de acesso ao seminário:

https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82418116195  

 

RESUMO: 

Nos últimos anos o problema da segurança tem sido analisado de vários prismas nas ciências sociais. Nesta apresentação pretendo mostro como o imenso e sombrio campo das proteções privadas patrimoniais no Brasil ficou publicamente evidente em um caso crítico de violência extrema, amplamente divulgado como “Caso Carrefour”. A crise global e a evidência da amplitude punitiva da segurança tem sido, mesmo em casos extremos como o ocorrido no Brasil, manifestamente insuficiente para gerar uma ampla frente consensual reformista. Uma das razões é o fato de tanto os públicos como cientistas sociais tratarem a segurança privada como atividade menor “complementar” à segurança pública.

Depois de seis anos de pesquisas empíricas transversais e em vários segmentos, defendo que a segurança pública/privada em São Paulo e no Brasil é, e sempre foi, um mercado de trabalho disputado por agentes públicos e privados. A segurança hoje pode ser lida à luz de confluências e encruzilhadas entre um sistema de mercado liberal empresarial e legados patrimoniais e “coronelistas”. Apesar de enquadramentos legais, normativos e regulatórios restritivos, a operar desde a década de 80, a segurança privada no Brasil é um campo de apropriações inesgotável, extremamente desigual e racializado.

 

BIO: Susana Durão é Professora no Departamento de Antropologia do IFCH e Coordenadora Executiva da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) que projeta e gere a segurança universitária da UNICAMP (Campinas, São Paulo). Tem doutorado em Antropologia pelo ISCTE-IUL e fez Pós-Doutorado no Museu Nacional da UFRJ / Universidade Federal do Rio de Janeiro. Teve Contrato com a Ciência no Instituto de Ciências Sociais-Universidade de Lisboa. Foi Senior Fellow do MECILA / Centro Maria Sibylla Merian Convivialidade-Desigualdade na América Latina; Visitante no Programa de Verão em Ciências Sociais do Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Susana coordenou vários projetos de pesquisa, se destacando o projeto em colaboração Brasil/Portugal: “Policiamentos e Imaginários Urbanos, Novos Formatos da Segurança nas Cidades do Sul” (FAPESP/FCT). Tópicos de interesse: segurança pública / privada; estudos policiais; trabalho e relações de trabalho policiais; relações de gênero e raça na segurança. Publicou diversos artigos e livros, incluindo Caso Carrefour, Racismo e Segurança Privada (Unipalmares Editora, São Paulo, 2021); Esquadra da Polícia (FFMS, Lisboa, 2017).