Portugal e Brasil em Mudança (1808-1822)

Portugal e Brasil em Mudança (1808-1822)
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-826-0
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2025/May
Dimensão: 
145x210
Nº Páginas: 
224
Coleção: 
Referência
Formato: 
Capa Mole
16,00 €14,40 €

1808 a 1822 foram anos decisivos de mudança. O Brasil tornou-se uma nação independente. Portugal substituiu a monarquia absoluta por um regime de monarquia constitucional. A meio do percurso, em 1815, a proclamação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi uma miragem que ajudou a compreender a inevitabilidade de dois destinos separados, ainda que irmanados pela nostalgia de um império em ruínas.

Os ensaios reunidos neste livro procuram dar conta das mudanças que ocorreram nos dois lados do Atlântico ao longo do período em análise. Neles são abordados, entre outros, temas como a transferência da corte para o Brasil em 1808; a abertura dos portos brasileiros ao comércio com a Inglaterra; a ação doutrinal e política de José da Silva Lisboa e de D. Rodrigo de Sousa Coutinho; a criação do primeiro Banco do Brasil; as razões do fracasso do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves; a revolta de Gomes Freire de Andrade, em 1817; a revolução liberal portuguesa de 1820; e a construção da independência política do Brasil em 1822.

O que diferencia este livro é a perspetiva histórica de uma dupla focagem que incide sobre um mundo em mudança, em Portugal e no Brasil, para a qual a história intelectual das ideias económicas e políticas proporciona os principais nexos interpretativos.

 

 

Índice  
Prólogo  9
Capítulo 1
O Brasil e o contexto europeu: o Bloqueio Continental e as guerras napoleónicas
15
Capítulo 2
A corte no Brasil e a abertura dos portos: dos factos à doutrina
39
Capítulo 3
D. Rodrigo de Sousa Coutinho e o fim do pacto colonial
65
Capítulo 4
Novos elementos para a história do Banco do Brasil: crónica de um fracasso anunciado (1808-1821)
83
Capítulo 5
O Reino Unido de Portugal e Brasil (1815): em busca de um império perdido
105
Capítulo 6
A revolta de Gomes Freire de Andrade em 1817: enquadramento político e económico
121
Capítulo 7
A revolução liberal de 1820: guião de uma revolução inacabada
139
Capítulo 8
As sensibilidades políticas do vintismo
169
Capítulo 9
A revolução liberal e a independência política do Brasil
185
Fontes e referências 203
Índice onomástico 219

 

 

José Luís Cardosoinvestigador coordenador (aposentado) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde exerceu os cargos de subdiretor (2010-2014) e de diretor (2014-2018). É presidente da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa desde janeiro de 2022, tendo sido presidente desta instituição nos anos de 2022 a 2024. Foi presidente da European Society for the History of Economic Thought entre 2014 e 2016. É autor de várias obras – publicadas nas principais revistas e editoras internacionais da sua especialidade – sobre história das ideias e instituições económicas e políticas, dando especial atenção ao estudo do caso português em perspetiva comparada. Os seus ensaios históricos incidem, sobretudo, sobre a época da Ilustração e das revoluções liberais e suas repercussões no Brasil e sobre o período de entre guerras do século XX.