A Sociedade Chope

A Sociedade Chope
Indivíduo e Aliança no Sul de Moçambique 1969-1976
Autor(es): 
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-221-3
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2009/Mar
Dimensão: 
15x23
Nº Páginas: 
457
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
27,00 €24,30 €

David Webster (1945-1989) tornou-se mundialmente conhecido como mártir da luta contra o apartheid na África do Sul. O seu trágico desaparecimento levou a que a sua obra-mestra de antropólogo, dedicada ao povo chope do Sul de Moçambique, escrita na década anterior à independência, tenha ficado inédita. Na opinião de David W. Hammond-Tooke, porém, trata-se de um dos mais importantes estudos antropológicos sobre parentesco na África austral.
A Imprensa de Ciências Sociais trá-la hoje a público, numa tradução crítica portuguesa preparada por João de Pina Cabral, na certeza de se tratar de um estudo que ombreia em qualidade científica e em profundidade humana com as obras pioneiras de Henri-Alexandre Junod – outra peça-chave da história moçambicana.
«Webster era um excelente trabalhador de terreno, sistemático, altamente competente e com uma personalidade que facilitava imediatamente o contacto com as pessoas que encontrava. A sua competência linguística em xichope foi progredindo até ao ponto em que dispensou intérpretes e fez muitos amigos entre a população local» (Hammond-Tooke). No presente livro, a obra é valorizada por um dossier fotográfico preparado pela companheira de terreno do etnógrafo (Glenda Webster) e por um valioso ensaio da antropóloga sul-africana Deborah James (London School of Economics).

Nascido na Zâmbia em 1945, David J. Webster foi assassinado a 1 de Maio de 1989 por agentes ligados ao regime do apartheid na África do Sul. Doutorado em Antropologia Social, Webster era um dos professores mais carismáticos na Universidade do Witwatersrand (Joanesburgo) nos finais dos anos 70. A sua carreira académica foi interrompida pela sua entrega à causa da libertação da África do Sul e a trágica morte que lhe sucedeu. Deixou-nos, porém, uma obra inédita – agora publicada pela primeira vez – que constitui, hoje, um dos mais ricos legados para a história de Moçambique no século XX assim como a mais brilhante obra jamais escrita sobre família e parentesco entre os povos da África Austral.

 

Uma terra de amigos: nota de apresentação 
Omar Ribeiro Thomaz
p.15
Prefácio do editor 
João de Pina Cabral
p.21
Agradecimentos do autor  p.29
Parte I
Os problemas e o seu contexto
 
Capítulo 1 - Introdução  p.33
Capítulo 2 - Temas e orientações teóricas p.59
Parte II
Agrupamentos sociais e territoriais 
 
Capítulo 3 - Padrões de residência e organização política p.81
Capítulo 4 - A vicinalidade p.109
Parte III
Estruturas e sentimentos
 
Capítulo 5 - As categorias do parentesco chope p.137
Capítulo 6 - Casamento, aliança, instabilidade e sucessão p.173
Capítulo 7 - O quase-parentesco: xarás, pais de criação e amigos p.213
Capítulo 8 - Categorias de classificação do parentesco: aspectos estruturais e relevância social p.257
Parte IV
Os indivíduos e a acção social
 
Capítulo 9 - Instituições e conjuntos de acção nos contextos económico, legal e religioso p.307
Capítulo 10 - Indivíduo, liderança e facções p.345
Bibliografia p.407
Dossier fotográfico 
Glenda Webster
p.417
Posfácio
Deborah James
p.429
Índice remissivo  p.441