Portugal a Votos

Portugal a Votos
As eleições legislativas de 2002
ISBN: 
978-972-671-127-8
Idioma: 
Português
Ano da primeira edição: 
2004
Data de publicação: 
2004/Jun
Nº Páginas: 
374
Formato: 
Capa Mole
21,00 €18,90 €

As eleições legislativas de 2002 em Portugal foram especiais não só por terem ocorrido antecipadamente, mas também por terem assinalado, após quinze anos, o regresso dos governos de coligação. Estes dois aspectos das eleições de 2002 - o seu contexto sócio-político, por um lado, e os seus resultados e consequências políticas, por outro - são o tema principal deste volume. Ao longo dos seus diversos capítulos, ficamos a conhecer melhor os eleitores portugueses, quer do ponto de vista dos factores que explicam as suas opções de voto quer do ponto de vista das suas atitudes culturais em relação à política, às instituições e à democracia. Como decidem os eleitores em quem votar? Que factores explicam a própria decisão de comparecer nas urnas? Até que ponto se difundiu um sentimento de "mal-estar" político generalizado no nosso país? O que caracteriza esse sentimento, e que implicações tem? Estas são apenas algumas das questões a que este livro procura responder, na base de um estudo pós-eleitoral inédito na história da democracia portuguesa.

Marina Costa Lobo, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. É actualmente coordenadora do Comportamento Eleitoral dos Portugueses, e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems- www.cses.org) tendo ajudado a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal - tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS (www.oqd.ics.ulisboa.pt).

Pedro Magalhães é  investigador principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É doutorado em Ciência Política pela Ohio State University. Faz investigação sobre opinião pública e comportamentos políticos, com especial ênfase no uso de inquéritos por questionário.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.