Portugal uma Democracia em Construção

Portugal uma Democracia em Construção
Ensaios de Homenagem a David B. Goldey
ISBN: 
978-972-671-246-6
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2009/May
Nº Páginas: 
322
Coleção: 
Colecção Geral
Formato: 
Capa Mole
25,00 €22,50 €

Desde antes do 25 de Abril, David Goldey, professor de Ciência Política na Universidade de Oxford, acompanhou de perto a vida política portuguesa, nomeadamente o processo de transição e consolidação do regime democrático, ao mesmo tempo que orientou teses de doutoramento de estudantes portugueses em Oxford e serviu como membro de júris de avaliação. Animou também, com Hermínio Martins, a Portuguese Studies Workshop que, por mais de vinte anos, levou àquela Universidade uma pluralidade de convidados para debates muito vivos. Hoje, muitos dos seus amigos portugueses reúnem-se neste volume para lhe prestar tributo da sua admiração e gratidão, oferecendo-lhe um conjunto de ensaios que abarca um conjunto de perspectivas — desde problemas metodológicos a análises empíricas de eventos marcantes, passando por ensaios históricos e reflexões sobre as perspectivas de desenvolvimento — fazendo jus à abertura e vastidão de interesses do homenageado. Assim prossegue um frutuoso debate com quem mantém uma penetrante atenção ao longo e conturbado processo de construção da democracia em Portugal.

 

O David é nosso amigo  p.9
David B. Goldey: Auto-retrato com amigos em pano de fundo 
Manuel Villaverde Cabral e Rui Graça Feijó
p.11
Curriculum Vitae. David Baer Goldey  p.51
Tempo e explicação. Pré-formação, epigénese e pseudomorfose nos Estudos Comparativos 
Hermínio Martins
p.55
Dependência externa e autonomia na política portuguesa: atitudes e comportamentos do Foreign Office perante a ascensão do autoritarismo em Portugal 
Manuel Villaverde Cabral
p.121
As instituições políticas da democracia portuguesa
Marina Costa Lobo, António Costa Pinto e Pedro Magalhães
p.141
To boldly go where no man has ever gone before. As decisões do Presidente Sampaio de Dezembro de 2001 e de Julho e Dezembro de 2004 
Fernando Marques da Costa
p.175
O referendo de 11 de Fevereiro de 2007.  
Sentido e alcance da primeira vitória de um Sim numa disputa referendária em Portugal 
Rui Graça Feijó
p.217
Profissionalismo político e representação 
Ana Paula Garcês
p.239
A culpa morre sempre solteira? Accountability, qualidade da democracia e governação em Portugal 
Carlos Jalali e Patrícia Silva
p.285
Cinco reflexões sobre os desafios de uma estratégia nacional.
Texto de homenagem a David Goldey 
Jorge Sampaio
p.309
Nota sobre os autores  p.321

 

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Marina Costa Lobo, Investigadora Principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa  onde desenvolve trabalhos na área das instituições e comportamentos políticos dos portugueses em perspectiva comparada. Tem publicado sobre instituições políticas em Portugal, partidos políticos e a UE, e sobre o impacto dos lideres no comportamento de voto. É actualmente coordenadora do Comportamento Eleitoral dos Portugueses, e membro do Planning Committee do CSES (Comparative Study of Election Systems- www.cses.org) tendo ajudado a elaborar os primeiros inquéritos pós-eleitorais realizados em Portugal - tendo implementado inquéritos desde 2002 até 2015 em todas as eleições legislativas. É coordenadora do Observatório da Qualidade da Democracia no ICS (www.oqd.ics.ulisboa.pt).

Shopping cart

Your shopping cart is empty.