Desigualdades Sociais e Percepções de Justiça

Desigualdades Sociais e Percepções de Justiça
Atitudes Sociais dos Portugueses III
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-110-0
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2003/Dec
Nº Páginas: 
309
Formato: 
Capa Mole
18,90 €17,01 €

Afirma Bryan Turner que "o conflito entre o nosso sentido de justiça e a realidade das desigualdades quotidianas modela as formas elementares do nosso mundo social". A dicotomia entre igualdade e desigualdade tem um papel central no pensamento social moderno, e está indissociavelmente associada às preocupações éticas e políticas com a noção de justiça. Esta colectânea de estudos, feita com base no inquérito do International Social Survey Programme (ISSP), constitui uma abordagem pioneira das atitudes dos Portugueses perante as desigualdades sociais e económicas numa perspectiva comparada. Com a edição de um questionário nacional sobre as temáticas da justiça e da cidadania, foi possível estudar ainda as relações entre as percepções das desigualdades e as da justiça distributiva e processual na sociedade portuguesa. Os resultados do inquérito apontam para a caracterização de Portugal como uma sociedade atravessada por desigualdades profundas e possuída por um forte sentimento de injustiça.

Manuel Villaverde Cabralé atualmente investigador emérito do ICS-ULisboa e foi diretor do Instituto do Envelhecimento-ULisboa até 2015. Foi diretor da Biblioteca Nacional, presidente do ICS e vice-reitor da Universidade de Lisboa.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.