Contextos e Atitudes Sociais na Europa

Contextos e Atitudes Sociais na Europa
Atitudes Sociais dos Portugueses VI
Categoria: 
ISBN: 
978-972-671-189-6
Idioma: 
Português
Data de publicação: 
2007/Feb
Dimensão: 
23x15
Nº Páginas: 
428
Formato: 
Capa Mole
26,90 €24,21 €

Este livro analisa as homogeneidades, diversidades e mudanças sociais na Europa, em campos tão variados como as classes sociais, as estruturas familiares, a hierarquia dos valores sociais, as posições perante a imigração, as questões de género e as diferenças entre gerações. Estas questões são abordadas numa perspectiva critica, teórica e metodologicamente enquadrada nas Ciências sociais. Com base em amostras representativas de 21 países, envolvendo 42 000 pessoas, a analise comparativa transnacional adoptada oferece importantes contributos para o conhecimento das atitudes dos Europeus, para o desenvolvimento dos métodos comparativos e para a tomada de decisões no campo das politicas públicas num contexto social em que a interdependência entre países a cada vez maior. Os dados aqui analisados fazem parte do primeiro inquérito promovido pelo European Social Survey, uma rede de pesquisa e uma infra-estrutura de conhecimento criada pela Fundação Europeia de Ciência e pela Comissão Europeia, que reúne instituições de investigação de todos os países participantes, e que visa estudar as mudanças sociais na Europa e promover a inovação no domínio dos estudos transnacionais.
Para a realização deste trabalho, Jorge Vala a Anália Torres reuniram os contributos dos seguintes autores: Manuel Villaverde Cabral, João Ferreira de Almeida, Fernando Luís Machado, António Firmino da Costa, Rita Mendes, Tiago Lapa, Maria Luísa Lima, Rosa Novo, Alice Ramos, Cícero Pereira, Maria Abranches, Pedro Moura Ferreira e Rui Brites.

Jorge Vala, doutorado em Psicologia Social pela Universidade de Louvain (1984), foi Professor Catedrático do ISCTE-IUL e  Investigador Coordenador no ICS da Univ. de Lisboa, instituição em que é presentemente Investigador Emérito. Tem trabalhado em Psicologia Social dos processos socio-cognitivos, nomeadamente no campo das representações sociais e ideologias, normas sociais e das identidades sociais. Os projectos de investigação que tem em curso articulam estes processos com vista ao estudo do racismo e do preconceito, das migrações, das atitudes políticas, da justiça social e da validação do conhecimento quotidiano.

Shopping cart

Your shopping cart is empty.