Rituais públicos no império português (1498-1822)

Este projecto tem como objectivo criar uma colecção digital de fontes históricas em open-access (c. 1000 livros e 30 000 páginas) que permitirá analisar, comparativamente, o papel dos rituais públicos na construção do império português da época moderna. Desde entradas solenes até nascimentos reais, casamentos e funerais, ou festas religiosas, os rituais públicos serviam para comemorar uma grande variedade de ocasiões. Que funções desempenharam no império português? De que forma é que contribuíram para construir e fortalecer o poder político e as identidades sociais? A sua linguagem visual facilitou a comunicação política? Legitimaram, simultaneamente, divisões territoriais e sociais? E em que medida foram, também, lugares de discórdia, expressando as tensões e contradições da situação imperial? Por fim, como é que estas práticas rituais podem ser comparadas com as de outras experiências imperiais? Para explorar estas questões, RITUALS privilegia relatos impressos e imagens de rituais festivos da época moderna que ocorreram nos territórios atlânticos, africanos e asiáticos portugueses, bem como no espaço metropolitano. Estes relatos e imagens fornecem descrições sintéticas ou detalhadas dos eventos, dos seus participantes e públicos (europeus e não-europeus), dos objectos utilizados, dos itinerários locais, etc. Eles constituem, por conseguinte, uma lente privilegiada para explorar dimensões do império português que são frequentemente excluídas do conhecimento histórico, em particular a história das sociedades não-europeias. O projeto privilegia quatro eixos de análise: (1) a produção material e a circulação dos relatos e imagens; (2) os espaços urbanos onde os eventos tiveram lugar; (3) a imaginação política e a cultura visual envolvidas e construídas no contexto destes rituais; (4) as complexas paisagens sociais e políticas que eles revelam. Com a colaboração de reconhecidos investigadores sobre esta temática, bem como da Biblioteca Nacional de Portugal e da Biblioteca do Palácio da Ajuda, o projecto irá digitalizar cerca de 750 relatos e imagens que complementarão os items existentes nestas bibliotecas que já estão digitalizados. A colecção completa, semelhante às de outras grandes bibliotecas, caso da British Library?s Renaissance Festival Books (https://www.bl.uk/treasures/festivalbooks/homepage.html), estará acessível através do website do projecto e da Biblioteca Digital Luso-Brasileira (http://bdlb.bn.br). Os textos serão submetidos a OCR, tornando esta colecção de fontes históricas completamente pesquisável. As principais publicações do projecto serão o livro Connecting Festivals in the Portuguese Empire, a ser apresentado à Oxford University Press, um dossier a ser apresentado ao Journal of Early Modern History, artigos a serem submetidos a revistas com peer-review, capítulos de livros, e um glossário digital. O projecto concluir-se-á com uma exposição que terá lugar na Biblioteca Nacional de Portugal.

Sim
Entidades:
Fundação para a Ciência e Tecnologia

Rituais, império português, imaginários políticos, coesão social.

Observações:
RITUALS é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto “PTDC/HAR-HIS/28364/2017”.

RITUALS

PTDC/HAR-HIS/28364/2017