Diversidade humana no espaço da circum-navegação de Magalhães: genética, história e cultura

A viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães, entre 1519 e 1522, pode ser descrita como a primeira viagem global e foi extraordinária em vários aspectos. Acabou por se tornar uma empreitada maior do que o objectivo inicial de chegar às Molucas via ocidente, de modo a alcançar a fonte de cravinho e outras especiarias caras. Os navegadores enfrentaram climas extremos e rotas desconhecidas, uma vez que o seu itenerário cobria totalmente o espectro tropical e subtropical, extendendo-se mais a sul para passar o agora conhecido Estreito de Magalhães. Eles encontraram vários grupos humanos, diferentes e comparativamente exóticos quando comparados com o fundo mediterrânico que compunha a tripulação da frota de Magalhães. Este projecto vai aplicar uma abordagem multidisciplinar (Biologia-Genética Populacional Humana, História Antropológica, Geografia-dinâmica populacional, e Artes e Comunicação de Ciência-tradução para linguagem leiga e narrativas visuais) centrada no contacto entre os diversos grupos encontrados durante essa viagem e representações susbequentes da diversidade humana. Estamos interessados na variabilidade humana ao longo do espaço, da Europa, à América, Sudeste Asiático, África e de volta à Europa, e também ao longo do tempo, pela comparação de populações e suas dinâmicas desde o início do século XVI até ao presente e pela contextualização de ambientes social, cultural e político nos quais foram representadas como diversas. Os vários work-packages vão combinar os métodos das disciplinas reunidas neste projecto: genética populacional, contextualização antropológica e histórica, e comunicação de ciência. O primeiro work-package consistirá num estudo de genética populacional dos povos conectados por esta viagem, incluíndo o grupo heterogeneo de pessoas da Bacia do Mediterrâneo que viajou e os povos encontrados nos três continentes. Vamos centrar-nos em algumas características fenotípicas como cor da pele, olhos e cabelo, e proporções corporais. As ferramentas genéticas actuais são eficientes na avaliação da complexidade destas características contínuas e altamente diversas, bem como na correcta contextualização do seu significado e selecção a nível genómico. Vamos genotipar um chip genómico com cerca de 1 milhão de variantes cobrindo todos os genes e relaccioná-los com as medidas quantitativas das características mencionadas. As amostras serão colhidas na Bacia Mediterrânica, Brasil (Rio de Janeiro), Argentina (Santa Cruz, Patagónia), Marianas (Guam), Filipinas (Cidade de Cebu), Brunei, Molucas (Tidore), Timor e Cabo Verde (Ilha de Santiago) através da nossa rede internacional bem estabelecida de antropólogos-geneticistas. Vamos amostrar pelo menos 50 representantes das populações actuais, bem como 50 indivíduos de comunidades nativas/isoladas representando tão bem quanto possível os povos encontrados pela tripulação de Magalhães. Esperámos que o primeiro grupo seja mais misturado genética e culturalmente do que o segundo, permitindo uma avaliação genética das dinâmicas populacionais introduzidas pela viagem, na aurora de uma globalização contínua de negócios e mobilidade. O segundo work-package procurará um envolvimento interdisciplinar entre investigação genética e ciências sociais. Vamos discutir como o estado-da-arte da investigação genética pode ser integrado em dois campos do inquérito científico social, nomeadamente, a história de populações e a antropologia socio-cultural da memória. Primeiro, vamos contextualizar historicamente a viagem, os encontros culturais proporcionados por ela e a subsequente inscrição da viagem na historiografia dominante e na memória popular, tanto na Europa como nos sítios globais em consideração. A exploração etnográfica de práticas de memoralização das narrativas históricas das viagens marítimas europeias permitir-nos-á aceder às dimensões cultural e política das visões actuais dos encontros passados. Segundo, como contribuição teórica, vamos considerar questões éticas e metodológicas do uso de dados genéticos na narrativa histórica e, tendo-as em consideração, vamos envolver as descobertas do primeiro work-package na história de população e migração. O terceiro work-package consistirá em actividades de arte e comunicação que incluirão abordagens educacionais e artísticas para traduzir e disseminar as descobertas do projecto e imergir a sociedade em valores de multiculturalismo e igualdade baseados em diversidade. Os produtos serão uma Instalação Artística interactiva, Ferramentas Educacionais e actividades multiplicadoras. Os resultados esperados terão impacto em duas audiências principais: a) o público geral, que irá ser desafiado através da arte a reflectir acreca de factos científicos complexos, visando uma transformação de (auto)percepção de diversidade humana; b) a comunidade educativa, que terá oportunidade de explorar, aprofundadamente e através de ferramentas inovadoras, o conhecimento implícito no seu curriculo sobre genética humana e populações.

Entidade participante
Entidades:
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Rede:
Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP/UP), Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S/UP)

Diversidade genética, antropologia histórica, fenótipos de pele, olhos, cabelo e altura, variação temporal e espacial, exploração artística e científica.

Observações:
GeneAntropMag é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto CIRCNA/CIS/0142/2019.
Rede Nacional

GeneAntropMag