O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência

O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência

A população europeia enfrenta múltiplos desafios no domínio da integração da diversidade social e cultural com impacto transversal nas várias gerações, quer nos contextos nacionais, quer no plano das relações entre os diferentes países. Neste contexto, torna-se premente o mapeamento da prevalência e expressão dos valores humanos básicos nas sociedades, e do seu papel na formação das representações de justiça e das atitudes face a diferentes grupos sociais (idade, género, nacionalidade, etc.) e nas perspetivas dos indivíduos face ao crescimento pessoal e ao seu bem-estar. A pesquisa transnacional nestes domínios pode não só elucidar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e a relação entre estes fatores, como também informar as políticas públicas nacionais e europeias que visam a construção de sociedades mais inclusivas. O projeto European Social Survey (ESS), iniciado em 2002, constitui um exemplo deste tipo de pesquisa com potencial simultaneamente substantivo e aplicado. No entanto, quer no contexto específico do ESS, quer ao nível da investigação de âmbito transnacional em geral, a investigação tem-se focado exclusivamente na população jovem-adulta, negligenciando a perspetiva das gerações mais novas.

Dado que a formação e o desenvolvimento dos valores humanos básicos, das representações de justiça e das atitudes sociais se iniciam na infância e são informadas culturalmente, torna-se premente a realização de pesquisa transnacional com esta população.

O presente projeto procura responder a esta necessidade, propondo mapear os valores humanos básicos de crianças e jovens (6-14 anos) e a sua associação com outros fatores centrais para um melhor entendimento das dinâmicas atuais, e antecipação das dinâmicas futuras, de inclusão e exclusão no espaço europeu. Este projeto permitirá, ainda, analisar o papel dos processos de socialização em contexto familiar na formação e desenvolvimento dos valores humanos. O projeto será desenvolvido em Portugal e em 3 outros países europeus, e envolverá a aplicação de um questionário a crianças residentes nos lares selecionados no âmbito da amostra do ESS9 (2018_2019) (mediante consentimento informado dos pais ou responsáveis pela criança). A equipa reunirá especialistas, do ICS-ULisboa, do ISCTE-IUL e das instituições dos países parceiros, na área da sociologia e da psicologia social do desenvolvimento, que desenvolvem a sua pesquisa com crianças e jovens. Esta equipa será responsável pelo delineamento da amostra, desenvolvimento do Questionário e do Protocolo de Entrevista e, finalmente, pela análise, discussão e publicação dos resultados obtidos.

O presente projeto dará um contributo fundamental para o desenvolvimento do estado-da-arte sobre a formação e desenvolvimento dos valores humanos em crianças e jovens e o papel da cultura nesse processo, numa perspectiva comparativa internacional.

Resultados da 1ª fase do Estudo "Valores humanos e bem-estar de crianças, adolescentes e pais, durante o isolamento"

 

Estatuto: 
Entidade proponente
Financiado: 
Sim
Entidades: 
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Rede: 
ICSTE-IUL
Keywords: 

Infância, valores humanos, estudos trans-nacionais, estudos longitudinais.

A população europeia enfrenta múltiplos desafios no domínio da integração da diversidade social e cultural com impacto transversal nas várias gerações, quer nos contextos nacionais, quer no plano das relações entre os diferentes países. Neste contexto, torna-se premente o mapeamento da prevalência e expressão dos valores humanos básicos nas sociedades, e do seu papel na formação das representações de justiça e das atitudes face a diferentes grupos sociais (idade, género, nacionalidade, etc.) e nas perspetivas dos indivíduos face ao crescimento pessoal e ao seu bem-estar. A pesquisa transnacional nestes domínios pode não só elucidar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento e a relação entre estes fatores, como também informar as políticas públicas nacionais e europeias que visam a construção de sociedades mais inclusivas. O projeto European Social Survey (ESS), iniciado em 2002, constitui um exemplo deste tipo de pesquisa com potencial simultaneamente substantivo e aplicado. No entanto, quer no contexto específico do ESS, quer ao nível da investigação de âmbito transnacional em geral, a investigação tem-se focado exclusivamente na população jovem-adulta, negligenciando a perspetiva das gerações mais novas.

Dado que a formação e o desenvolvimento dos valores humanos básicos, das representações de justiça e das atitudes sociais se iniciam na infância e são informadas culturalmente, torna-se premente a realização de pesquisa transnacional com esta população.

O presente projeto procura responder a esta necessidade, propondo mapear os valores humanos básicos de crianças e jovens (6-14 anos) e a sua associação com outros fatores centrais para um melhor entendimento das dinâmicas atuais, e antecipação das dinâmicas futuras, de inclusão e exclusão no espaço europeu. Este projeto permitirá, ainda, analisar o papel dos processos de socialização em contexto familiar na formação e desenvolvimento dos valores humanos. O projeto será desenvolvido em Portugal e em 3 outros países europeus, e envolverá a aplicação de um questionário a crianças residentes nos lares selecionados no âmbito da amostra do ESS9 (2018_2019) (mediante consentimento informado dos pais ou responsáveis pela criança). A equipa reunirá especialistas, do ICS-ULisboa, do ISCTE-IUL e das instituições dos países parceiros, na área da sociologia e da psicologia social do desenvolvimento, que desenvolvem a sua pesquisa com crianças e jovens. Esta equipa será responsável pelo delineamento da amostra, desenvolvimento do Questionário e do Protocolo de Entrevista e, finalmente, pela análise, discussão e publicação dos resultados obtidos.

O presente projeto dará um contributo fundamental para o desenvolvimento do estado-da-arte sobre a formação e desenvolvimento dos valores humanos em crianças e jovens e o papel da cultura nesse processo, numa perspectiva comparativa internacional.

Resultados da 1ª fase do Estudo "Valores humanos e bem-estar de crianças, adolescentes e pais, durante o isolamento"

 

Observações: 
CLAVE é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto “PTDC/SOC-SOC/30635/2017”.
Parceria: 
Rede Nacional

CLAVE

Coordenador ICS 
Referência externa 
PTDC/SOC-SOC/30635/2017
Data Inicio: 
01/10/2018
Data Fim: 
30/09/2022
Duração: 
48 meses
Concluído