Sofia Sampaio
Sofia Sampaio (n. 1972) é Investigadora Principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. É Doutora em Estudos de Cultura pela Universidade de Lisboa e Mestre em Estudos Anglo-americanos pela Universidade do Porto. Em 2022, foi Professora Visitante e bolseira da FLAD no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros da Universidade de Brown, nos Estados Unidos e, em 2019, foi Pesquisadora Visitante no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV CPDOC), no Rio de Janeiro, Brasil, com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Antes disso, foi bolseira de pós-doutoramento (2009-2013) e Investigadora Auxiliar (2014-2018), no Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), onde coordenou um projecto sobre o filme turístico português, em parceria com o Arquivo Nacional de Imagens em Movimento (ANIM) da Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema. Foi ainda doutoranda associada no Goldsmiths College, Universidade de Londres (2005), investigadora visitante no Departamento de Média e Estudos Culturais da Universidade da Califórnia Riverside (2011), e investigadora visitante no Departamento de Teoria dels Llenguatges i Ciències de la Comunicació da Universidade de Valencia, em Espanha (2017).
Com trabalho de campo em Portugal e no Brasil, Sampaio tem investigado a cultura cinematográfica e cine-turística em Portugal a partir de arquivos de imagens em movimento, numa perspectiva interdisciplinar que privilegia as práticas e combina a análise documental (de texto e imagens) com o trabalho etnográfico e de arquivo (incluindo observação e entrevistas), no cruzamento entre a antropologia, os estudos dos média, a história social do cinema e os estudos do turismo. Publicou artigos em revistas nacionais e internacionais com arbitragem científica, organizou os livros colectivos Viagens, Olhares e Imagens: Portugal 1910-1980 (Cinemateca Portuguesa–Museu do Cinema, 2017) e A Propósito dos Outros Filmes: Encontros com o Arquivo de Imagens em Movimento (FGV Editora, 2022), e coordenou, como editora convidada, números especiais para as revistas Cadernos de Arte e Antropologia (2014), Journal of Tourism and Cultural Change (2014), Aniki: Revista Portuguesa da Imagem e Movimento (2016), e Etnográfica (2021).
Neste momento, os seus interesses de investigação dividem-se entre: (1) as práticas de produção de cinema em Portugal; (2) as histórias marginais e conectadas do cinema em Portugal; (3) a teorização do cinema e do arquivo de imagens em movimento em torno das suas materialidades; (4) as culturas cinematográficas e cine-turísticas e suas intersecções com o colonialismo; (5) a etnografia dos média. No Instituto de Ciências Sociais, desenvolve o projecto de investigação ‘Is there an industry in this film? An ethnography of film production in Portugal’ (CEECIND/03453/2018/CP1541/CT0008).
Desde Maio de 2020 é coordenadora editorial da Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento.
Áreas de actividade: antropologia visual e dos média; história social do cinema; estudos culturais e dos média. Está disponível para orientar ou co-orientar estudantes de Mestrado e Doutoramento em qualquer uma destas áreas.
Palavras-chave: etnografia dos média; práticas de produção de cinema; cinema turístico e de viagem; indústrias criativas; trabalho criativo; arquivos de imagens em movimento; história do cinema em Portugal; cinema mudo.