NOTA DE PESAR sobre o falecimento de João Ferreira de Almeida

João Ferreira de Almeida, Professor Emérito do Iscte-IUL, investigador do ICS entre 1970 e 1992, foi um dos mais brilhantes e influentes sociólogos portugueses. Licenciado em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, doutorou-se em Sociologia pelo ISCTE, em 1984, onde realizou também as provas de agregação em 1991. Iniciou a sua vida científica no GIS (Gabinete de Investigações Sociais, mais tarde o ICS), onde ingressou em 1970 a convite de Adérito Sedas Nunes, fundador do GIS/ICS e das ciências sociais em Portugal. Foi aí que participou, nas suas próprias palavras, no (re)nascimento da sociologia em Portugal (ver entrevista aqui reproduzida) e que se apaixonou pelos grandes temas de investigação que viria a desenvolver ao longo do seu percurso científico: processos sociais e culturais; sociedades rurais; classes e estratificação social; exclusão e desigualdades sociais; valores e representações sociais; jovens e educação.

João Ferreira de Almeida foi também um grande mestre, um professor que orientou e inspirou sucessivas gerações de sociólogos, pelas suas qualidades intelectuais, pelo método e rigor científicos, pela sua inteligência e sensibilidade, pelo apoio e confiança que transmitia. Ensinou, logo em 1970, no ISCEF e, a partir de 1972, no ISCTE, onde ocupou, a partir do fim dos anos oitenta, relevantes posições de liderança e responsabilidade. Entre 1992 e 2005 foi Presidente do ISCTE.

Ao longo da sua longa e profícua carreira deu um enorme contributo ao pensamento crítico sobre as melhores maneiras de fazer, ensinar e avaliar as ciências sociais. Foi Presidente da APS, membro do Conselho Consultivo da JNICT, membro do Conselho Científico para as Ciências Sociais da FCT, representante português na comissão permanente para as ciências sociais da European Science Foundation, participou em inúmeros júris e avaliações independentes de pessoas e instituições. Em 2018, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Científico.

Para além de toda a sua vasta atividade pedagógica e científica que marca muitas gerações nas Ciências Sociais em Portugal e noutros países, deixa uma importante obra publicada. De destacar, pelo impacto que tiveram na sociologia dos anos oitenta e noventa, quatro obras notáveis: o seu primeiro livro  A investigação nas Ciências Sociais (com José Madureira Pinto, Ed. Presença, 1976); o livro, que resultou de um longo trabalho de campo na sociedade rural, Classes Sociais no Campo: Camponeses Parciais numa Região do Noroeste (edições do Instituto de Ciências Sociais, 1986); o livro Valores e Representações Sociais: Portugal, Os Próximos Vinte Anos (com António Firmino da Costa, FGC, 1990); e o livro Exclusão Social: Factores e Tipos de Pobreza em Portugal  (com Luís Capucha, António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado, Isabel Nicolau e Elizabeth Reis, Celta Editora, 1992).

João Ferreira de Almeida manteve-se sempre ligado ao ICS, tendo dado um contributo notável e constante para a estratégia de desenvolvimento do Instituto a vários níveis. Foi fundador e coordenador do Observa (então designado Observatório do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública), uma parceria entre o ICS e o ISCTE, contribuindo também para a afirmação desta área científica nas ciências sociais em Portugal. O ICS contava sempre com ele, enquanto cientista, enquanto conselheiro, enquanto amigo. Será sempre para o ICS um exemplo pioneiro e mobilizador.

É por isso uma enorme perda para todos nós e para a instituição, mas a sua amizade, o seu humanismo e a sua sabedoria continuarão sempre presentes, como desafio e inspiração. Há dez anos, nas comemorações dos 50 anos do ICS, o Renato do Carmo entrevistou o João Ferreira de Almeida. A entrevista, aqui reproduzida, foi publicada no nº 200 da Análise Social.