Seminário GI Impérios

Qua . 13 Dez . 11h00
Sala 1 - ICS-ULisboa
Seminário GI Impérios
José Carlos Curto (York University, Toronto, Canadá)
Organização:
GI Impérios

No próximo dia 13 de Dezembro de 2023 irá decorrer o seminário “Escravos/as e suas ocupações em Moçâmedes, 1854-1860”, por José Carlos Curto (York University, Toronto, Canadá), no âmbito do GI Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa, Sala 1, 11-13h.

José Carlos Curto, Professor of African History at York University, Toronto, Canada, is a member of the Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas, York University, Associate Editor of Portuguese Studies Review, and Past-President of the Lusophone Studies Association and the Canadian Association of African Studies. Specializing on the alcohol-slave trades in, the historical demography of, and slavery in Angola, his current research focuses on reconstructing the population past of Muxima (Angola) from the early 1700s to the mid-1800s.

Sumário: Ao longo dos últimos anos, a história do trabalho em Angola, antes do final do século XIX, voltou a ganhar um certo fôlego.As obras recentes de Vanessa S. Oliveira, Mariana P. Candido e Roquinaldo A. Ferreira, em particular, estão na vanguarda deste renovado interesse pela história do trabalho. Com esta contribuição, procuro contribuir para essa produção valendo-me de um lugar raramente incluído na discussão: a vila portuária de Moçâmedes. Para tanto, utilizarei vários tipos de documentos, incluindo o singular registro de escravos de 1855, para lançar alguma luz sobre a questão das ocupações dos cativos neste espaço portuário do sul angolano durante os meados do século XIX. De especial interesse neste contexto é a questão do trabalho em uma base de género.