"Não venho aqui apenas pela comida": O Papel das Iniciativas de Apoio Alimentar

Seminários GI
Ter . 2 Abr . 11h00
"Não venho aqui apenas pela comida": O Papel das Iniciativas de Apoio Alimentar

No dia 2 de abril, Fábio Rafael Augusto, do ICS-ULisboa, será o orador do Seminário do Grupo de Investigação LIFE. O evento terá lugar pelas 11h, na na Sala 3 e online.

Resumo: A frase “Não venho aqui apenas pela comida”, proferida por um beneficiário de ajuda alimentar, permitiu redirecionar o foco de uma investigação desenvolvida no âmbito de um doutoramento em sociologia. Com o intuito de analisar e compreender o papel social de iniciativas de apoio alimentar a atuarem em Portugal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa comparativa de carácter etnográfico institucional que se desdobrou em torno de duas fases. Numa primeira fase, o investigador adotou o duplo estatuto de “voluntário etnógrafo” e durante, aproximadamente, um ano realizou observação participante em três organizações distintas – Organização de Redistribuição de Alimentos, Cantina Social e Mercearia Social. Num segundo momento, foram levadas a cabo 39 entrevistas semiestruturadas a beneficiários, voluntários e responsáveis das referidas respostas. Os principais resultados indicam a presença de ineficiências estruturais, bem como de práticas que transcendem questões puramente alimentares. Além disso, com base na evidência científica recolhida, foi possível desenvolver um leque de recomendações, que visam, essencialmente, encurtar a distância entre o papel social idealizado e o papel social testemunhado pelos diversos atores envolvidos nas organizações analisadas.

Nota biográfica: Fábio Rafael Augusto é doutorado em Sociologia pelo Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa). Atualmente, é investigador no projeto «VAX-TRUST: Addressing vaccine hesitancy in Europe» e desenvolve atividade enquanto docente (Professor Adjunto Convidado) na Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Santarém (ESE-IPSantarém). As suas principais áreas de interesse são: insegurança alimentar, pobreza, exclusão e vulnerabilidade social.