Seminários GI
Ter . 28 Maio . 11h00

No dia 28 de maio, João Pedro Santiago (Universidade Federal do Ceará e Laboratório de Estudos da Violência) será o orador do Seminário do Grupo de Investigação LIFE. O tema para esta sessão será Etnografia do Narcotráfico junto a Coletivos Criminais em Fortaleza: Dilemas Éticos e Desafios Metodológicos.

O seminário tem como objetivo explorar os caminhos metodológicos percorridos em uma pesquisa de campo realizada com jovens envolvidos em coletivos criminais dedicados ao tráfico varejista de drogas em um bairro estigmatizado como lugar perigoso em Fortaleza, Ceará, Brasil. O foco é analisar os desafios éticos inerentes ao mergulho etnográfico, que delineou o processo de interação da pesquisa. Destaca-se, assim, as estratégias de aproximação e distanciamento adotadas pelo pesquisador, que também é morador desse ambiente marcado por práticas ilegais e muitas vezes violentas. Enfatiza-se como a presença durante a convivência direta com esses jovens é fundamentada em abordagens cuidadosas, emergindo de acordos cotidianos estabelecidos em campo para preservar a integridade dos participantes. Enfim, a ideia será descrever os efeitos desses contatos na  produção do trabalho científico da tese, que analisa as transformações na dinâmica do crime e o envolvimento de jovens em conflitos armados e trafico de drogas na periferia da cidade.

João Pedro Santiago é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e investigador no LEV - Laboratório de Estudos da Violência (UFC). Participou de diversos projetos de investigação em Fortaleza, Ceará, Brasil sobre temas como uso de crack, discriminação racial, situação de rua, homicídios de jovens, população carcerária e conflitos armados. Especializado em Sociologia Urbana e dos Conflitos, atualmente investiga a participação de jovens no comércio de drogas e em grupos armados nas periferias de Fortaleza.

O seminário terá lugar pelas 11h, na Sala 3 do ICS-ULisboa e online.