É possível etnografar a correr? Reflexões a partir de um experimento metodológico durante a pandemia de Covid-19

Seminários e Workshops
Qui . 8 Fev . 11h00
É possível etnografar a correr? Reflexões a partir de um experimento metodológico durante a pandemia de Covid-19

No dia 8 de fevereiro, o investigador do ICS-ULisboa Simone Tulumello vai dinamizar o seminário do Grupo de Investigação Diversidades e partilhar o trabalho É possível etnografar a correr? Reflexões a partir de um experimento metodológico durante a pandemia de Covid-19.

Entre janeiro e março de 2021, utilizei a corrida como “método”, com o objetivo de mapear de forma sistemática o impacto, no território urbano de Lisboa, do segundo lockdown nacional declarado pela pandemia de Covid-19. Ao longo das semanas, enquanto conseguia recolher os “dados” que me interessavam originalmente, comecei a questionar-me sobre os potenciais mais vastos, e limites, de um método originalmente desenvolvido de forma puramente oportunista. Neste seminário, pretendo levantar precisamente as perguntas que surgiram, com o objetivo de estimular uma reflexão coletiva sobre um experimento (feliz): que formas de visão permite a corrida? Que implicações tem a minha subjetividade? Enfim, será que podemos falar de “etnografia a correr”? 

Simone Tulumello é investigador auxiliar em geografia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação, à fronteira entre geografia humana, estudos urbanos e economia política, debruça-se em volta da questão da urbanização em contextos semi-periféricos: violência e segurança; política e políticas da habitação; financeirização e desenvolvimento desigual; imaginários urbanos.

Na Sala 3 do ICS-ULisboa, entre as 11h e as 13h ou via Zoom.