Seminários GI
Seg . 11 Mar . 14h00

No dia 11 de março, Luiz Gustavo Alves (LUDENS/Museu Nacional/UFRJ) será o orador do Seminário Virtual A campanha “Liberte Nosso Sagrado” e os sentidos da restituição de objetos afro-religiosos no Rio de Janeiro. O evento é organizado e moderado pela investigadora Cristina Sá Valentim, com o apoio do Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais do ICS-ULisboa.

Sobre o evento:

O Acervo Nosso Sagrado é uma coleção de objetos das religiões de matriz africana registrada como o primeiro patrimônio etnográfico do Brasil em 1938. Formada por objetos apreendidos durante incursões policiais no início do século XX, a coleção pertencia ao Museu da Polícia Civil sob o nome de Magia Negra. Em 2020, o Museu da República recebeu a coleção depois de um processo liderado pela campanha “Liberte Nosso Sagrado”, fundada em 2017, que objetivava a transferência da coleção e a mudança de seu nome. A campanha levou à esfera pública debates sobre a propriedade, o destino, os estatutos e significados da coleção. Desta forma, os afro-religiosos da campanha mobilizaram categorias como cultura, patrimônio, religião e cidadania ao se relacionarem com diferentes instituições públicas. Esta apresentação,  fruto de uma dissertação de mestrado, analisa este caso de restituição e busca contextualizá-lo ao cenário internacional de devoluções e gestões compartilhadas de objetos.

Luiz Gustavo Alves é mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (PPGH/UFF). Atualmente é bolsista no Laboratório de Antropologia do Lúdico e do Sagrado, vinculado ao Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O evento acontece entre as 14h e as 15h30, via Zoom.