Workshop Doutoral (3ª edição) Engaged scholarship for urban change: the challenges of working between theory and practice

Workshop Doutoral (3ª edição) Engaged scholarship for urban change: the challenges of working between theory and practice

Local: 
Multipurpose Room
Data: 
26/09/2018 a 28/09/2018
Horário: 
09:30 - 13:00
14:30 - 17:30
Idioma: 
Português, com possibilidade de uso do inglês
Créditos: 
5 ECTS

 

Conceito-Chave:

Existe uma tendência nas ciências sociais contemporâneas que aponta para os benefícios da co-produção ou co-criação de conhecimento usando abordagenstransdisciplinares que envolvem investigadores que trabalham em colaboração com públicos diversos actores públicos, comunidades, stakeholders, ou outras partesinteressadas. Estas abordagens baseiam-se em tradições mais consolidadas, como a da investigação-ação participativa, que procuraram repensar as relações sociais através das quais a investigação é produzida, ligando a produção do conhecimento à ação em resposta a desafios societais imediatos.

As abordagens engajadas em investigação social são de particular interesse para quem se preocupa com a compreensão e o influênciar de processos de mudança urbana e ambiental. Áreas de investigação interdisciplinares como estudos urbanos, políticas ambientais e mudanças climáticas, têm em comum uma dimensão aplicada susbtancial que desafia os investigadores não apenas a compreender o mundo, mas a pôr em prática essa compreensão para o mudar.
Para doutorandos que desenvolvem a sua investigação em tais campos pode ser, no entanto, difícil entender, como o fazer e mesmo se devem ou não tornar-se agentes directos de mudança. O ensino e debate do métodos de pesquisa em ciências sociais enfatiza ainda frequentemente a importância do desapêgo científico, neutralidadee objetividade, sendo o comprometimento ou engajamento visto com suspeita enquanto potencial fonte de preconceito que precisa ser controlada.
Este workshop doutoral visa, portanto, desenvolver uma reflexão detalhada sobre os complexos desafios teóricos, metodológicos, éticos e práticos da pesquisa social engajada.
Nomeadamente:
• Como as pressões para ser "académico" moldam os papéis e as relações que investigadores podem desempenhar;
• Os desafios éticos levantados quando os pesquisadores se envolvem com pessoas, lugares e questões através do trabalho de campo;
• Os desafios da comunicação de pesquisa para diferentes públicos.

Público-alvo:

Doutorandos que desenvolvam investigação no âmbito alargado dos Estudos Urbanos, a partir da perspectiva da Arquitectura, Antropologia, Geografia, Ordenamento do Território, Sociologia, Urbanismo etc.

Metodologia

O formato da oficina será colaborativo. As sessões matinais incidirão nos principais desafios da pesquisa social engajada, em que investigadores experientes partilharão suas reflexões para estimular a discussão e o debate. As sessões da tarde consistirão na intervenção dos participantes apresentando e discutindo os seus próprios desafios / dilemas importantes de engajamento em diferentes estágios do processo de investigação.

Candidatura

Convidamos doutorandos e recém-doutorados a refletir sobre qualquer aspecto do desafio da investigação engajada. Os interessados em apresentar e debater a sua investigação devem enviar um curto texto (max.1000 palavras) a circular entre os restantes participantes e facilitadores para joao.mourato@ics.ul.pt até dia 21 de Setembro.

Os participantes selecionados serão convidados após o workshop a desenvolver os seus textos com vista à submissão a um número temático da revista Finisterra (http://www.ceg.ulisboa.pt/revistafinisterra/ ) dedicado à investigação engajada.

Moderadores

Ana Estevens (IGOT-ULisboa)* | Ana Rita Freitas (CES-UC) | Andy Inch (U.Sheffield) | Francesco Vacchiano (ICS Ulisboa) | Joao Mourato (ICS ULisboa) | Jorge Malheiros (IGOT-ULisboa) | Lia Vasconcelos (FCT –UNL) | Margarida Queiroz (IGOT-ULisboa)

Ver programa.

Requisitos

Convidamos doutorandos e recém-doutorados a refletir sobre qualquer aspecto do desafio da investigação engajada. Os interessados em apresentar e debater a sua investigação devem enviar um curto texto (max.1000 palavras) a circular entre os restantes participantes e facilitadores para joao.mourato@ics.ul.pt até dia 21 de Setembro. Os participantes selecionados serão convidados após o workshop a desenvolver os seus textos com vista à submissão a um número temático da revista Finisterra (http://www.ceg.ulisboa.pt/revistafinisterra/ ) dedicado à investigação engajada.

Inscrições

Propinas 30€ (Almoço Incluído)

Comunidade ICS: 50% de desconto. O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável. 

Modalidades de participação e acreditação 

3 ECTS – Frequência total SEM apresentação de trabalho. 
5 ECTS - Frequência total COM apresentação de trabalho. 

O Workshop só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito.

Coordenador 
Coordenador Externo 
Jorge Malheiros