Temas Atuais para Parceiros Sociais

Idioma:
Créditos:
3 ECTS

A complexidade crescente e celeridade das mudanças no mundo moderno e o papel relevante em democracia de associações representativas de cidadãos, muito em particular de sindicatos e associações de empregadores, levam-nos a propor a organização de uma formação que procure potenciar a relação entre ciência e sociedade.

Existe já formação direcionada para estes públicos, quer por parte de empresas e de associações especializadas quer das próprias organizações. Também no que diz respeito à academia, existe uma oferta que os pode abranger, como sucede com pós-graduações sobre sindicalismo e colaborações pontuais.

No entanto, parece não existir uma ponte de comunicação direta entre academia e sociedade civil organizada. Pretende-se, pois, pela primeira vez, estruturar uma oferta formativa, com carácter intensivo, em ciências sociais sobre temas prioritários da atualidade que inevitavelmente tocam ou tocarão a atividade destes públicos, que tenha em conta a sua experiência e se adapte às suas necessidades.

Objectivos

Partilhar conhecimento especializado existente no ICS-ULisboa e que se baseia em contributos teóricos consolidados e evidência empírica recente.

Responder às necessidades existentes entre os recursos humanos de associações representativas da sociedade civil, muito em particular organizações sindicais e de empregadores.

Destinatários

Dirigentes, sócios e profissionais a trabalhar em associações sindicais, patronais e demais organizações sem fins lucrativos (associações, coletividades, IPSS, fundações, etc.). Outros interessados.

Docentes/responsáveis científicos

Luísa Schmidt (ICS-Ulisboa)

Vanessa Cunha (ICS-Ulisboa)

Marina Costa Lobo (ICS-Ulisboa)

Susana Salgado (ICS-Ulisboa)

Mariana Pereira (OIT-Lisboa)

A anunciar (DGERT-MTSSS)

Género e conciliação trabalho/vida privada

Vanessa Cunha

Alterações climáticas e sustentabilidade

Luísa Schmidt

Qualidade da democracia na Europa

Marina Costa Lobo

Comunicação, redes sociais e digitalização

Susana Salgado

Relações laborais e contratação coletiva

(a anunciar - DGERT)

O futuro do trabalho

Mariana Pereira (Escritório OIT em Lisboa)

A escola realizar-se-à no primeiro dia (16 de setembro) entre as 9h e as 18h30.

Os restantes dias a escola terá lugar no período da manhã.

N/A

Propinas:

Inscrição antecipada (até 15 de Julho): 120€

Data limite de inscrição: 31 de Agosto

Pagamento no ato da inscrição: 30€ (deduzido da propina)
A Comunidade ICS-ULisboa: 50% de desconto no valor total das propinas

O valor pago no acto da inscrição não é reembolsável

A escola só se realizará caso seja atingido o quórum necessário para o efeito – 10 formandos.

Coordenador Externo
Ulisses Garrido