Vendendo o rural nas lojas (urbanas) gourmet: o estabelecimento de novas relações entre a cidade e o campo através da venda e do consumo de produtos rurais

Uma das principais transformações da sociedade portuguesa nas últimas 6 décadas relaciona-se com as alterações que, com maior ou menor intensidade, as áreas rurais conheceram e com a consequente reestruturação das relações rural-urbano promovendo a vulnerabilidade de muitos territórios rurais, pelo acentuar de dinâmicas demográficas e socioeconómicas de declínio, assim como o reforço das assimetrias entre o interior e o litoral do país.

Existe consenso sobre a direção e o conteúdo destas transformações, entendidas como consequência da perda de relevância social e económica da atividade agrícola. As alterações desta atividade contribuíram para a reestruturação das áreas rurais que passaram de espaços produtores de alimentos a espaços multifuncionais, especialmente voltados para o consumo. O contributo das políticas nacionais e europeias de desenvolvimento tem sido decisivo nestes processos. No âmbito do rural multifuncional a atividade agrícola tem ganho, sobretudo combinada com outras atividades como a produção florestal, a proteção ambiental e o turismo, uma nova relevância, através da produção de produtos tradicionais e da sua certificação.

À semelhança de outras regiões da Europa, também em Portugal se observa um crescente interesse, por parte dos consumidores, por produtos tradicionais, localmente produzidos e certificados oficialmente ou não e um crescimento de lojas especializadas que os comercializam em meio urbano. Tais processos podem contribuir decisivamente para o estabelecimento de novas relações rural-urbano e para a redução das persistentes assimetrias territoriais, pela valorização dos produtos tradicionais locais, fomentando a produção agrícola e o interesse pelos territórios rurais e permitindo uma maior diversificação da base económica e um desenvolvimento sustentável das comunidades locais. Apesar disto, existe um reduzido leque de estudos sobre estes processos. Com base em abordagens teóricas e metodológicas multidisciplinares, o projeto STRINGS procura colmatar esta lacuna, analisando o papel que as lojas ‘gourmet’ ou especializadas localizadas em meio urbano podem ter na promoção de novas relações rural-urbano, na dinamização turística das áreas rurais, na sua reestruturação e valorização socioeconómicas e da sustentabilidade e na coesão territorial a nível nacional. Utilizando uma metodologia multi-nível para tipificar as lojas e para compreender globalmente os processos de comercialização; para compreender e mapear estes processos traçando as trajetórias dos produtos –  de forma detalhada a partir de casos selecionados –  desde a sua produção até ao seu consumo, procura-se produzir conhecimento inovador para a melhoria das cadeias de produção, comercialização e consumo de produtos agro-alimentares locais, contribuindo para encontrar novas oportunidades de desenvolvimento rural e para a redução das assimetrias territoriais em Portugal.

Entidade participante
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Rede:
Universidade de Aveiro (Entidade Proponente), IGOT-UL, UTAD

Novas relações rural-urbano, produtos agroalimentares tradicionais locais, lojas gourmet ou especializadas, práticas de consumo alimentar

Observações:
STRINGS é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto "POCI-01-0145-FEDER-029281/LISBOA-01-0145-FEDER-029281".
Rede Nacional

STRINGS