Sair aos seus: uma análise extensiva da família em Portugal

Projecto baseado na análise de histórias de família realizada desde 1989 por alunos do 3ºano de Antropologia do ISCTE. Tem por finalidade fazer um estudo das tipologias de organização familiar em Portugal.

antropologia; família; genealogia

Este projecto baseia-se na análise de cerca de 500 histórias de família, tendo por finalidade principal estabelecer os principais parâmetros de variação ao nível da organização familiar em Portugal, assim como uma tipologia de diferentes sistemas de organização familiar.
State of the art:
Este projecto pretende contribuir para o debate em torno de conceitos comparativamente menos elaborados, tais como "sociedade de providência", que tem tido tanto impacto recente nas ciências sociais portuguesas.
Antónia Pedroso de Lima
01/12/2002