Reconhecer o Cristianismo: como os imigrantes africanos reconfiguraram a herança religiosa europeia
Reconhecer o Cristianismo: como os imigrantes africanos reconfiguraram a herança religiosa europeia
Através de uma análise etnográfica das "políticas de reconhecimento", isto é, da maneira como as igrejas procuram o reconhecimento e interagem com o cristianismo hegemónico, este projecto explora o papel da religião nas diásporas africanas e a sua contribuição para a reconfiguração da herança religiosa europeia, a sua influência nas identidades nacionais e regionais no continente, e a forma como se estabelecem ligações tanto entre a Europa e África como dentro do território europeu.
Propomos aqui uma comparação entre três contextos nacionais com uma importante presença africana (Portugal, Reino Unido, Holanda), cada um com o seu passado colonial e tradições cristãs. Propomos as seguintes linhas de pesquisa:
- Religião como recurso.
- Religião como espaço de formação identitária.
- Interacções.
- As políticas de encontros e reconhecimentos religiosos.
- Religião, memória e identidade.
- Novas exclusões e inclusões no seio das igrejas .
Para responder a estas questões, propomos os seguintes casos de estudos: as igrejas Kimbanguista e Tocoista em Lisboa, e a sua relação com as comunidades católicas; a congregação da Celestial Church of Christ em Amesterdão, e a Redeemed Christian Church of God em Londres. Estes estudos de caso serão colocados em diálogo, de forma a poder construir um enquadramento empírico que fornecerá uma base comparativa para uma discussão teórica comum.
Através de uma análise etnográfica das "políticas de reconhecimento", isto é, da maneira como as igrejas procuram o reconhecimento e interagem com o cristianismo hegemónico, este projecto explora o papel da religião nas diásporas africanas e a sua contribuição para a reconfiguração da herança religiosa europeia, a sua influência nas identidades nacionais e regionais no continente, e a forma como se estabelecem ligações tanto entre a Europa e África como dentro do território europeu.
Propomos aqui uma comparação entre três contextos nacionais com uma importante presença africana (Portugal, Reino Unido, Holanda), cada um com o seu passado colonial e tradições cristãs. Propomos as seguintes linhas de pesquisa:
- Religião como recurso.
- Religião como espaço de formação identitária.
- Interacções.
- As políticas de encontros e reconhecimentos religiosos.
- Religião, memória e identidade.
- Novas exclusões e inclusões no seio das igrejas .
Para responder a estas questões, propomos os seguintes casos de estudos: as igrejas Kimbanguista e Tocoista em Lisboa, e a sua relação com as comunidades católicas; a congregação da Celestial Church of Christ em Amesterdão, e a Redeemed Christian Church of God em Londres. Estes estudos de caso serão colocados em diálogo, de forma a poder construir um enquadramento empírico que fornecerá uma base comparativa para uma discussão teórica comum.