A Politica da Esperança: o Papel das Igrejas na Reconstrução da Angola de Pós-guerra

Este projecto surge no seguimento de um anterior financiado pela FCT ("O Atlântico Cristão: Etnografias de encontros religiosos em Lisboa", 2007-2010). Aquele projecto incidia sobre os encontros e diálogos entre as chamadas formas "meridionais" de cristianismo em Lisboa, nomeadamente no que se refere a igrejas de origem brasileira e africana. Tanto o PI como o investigador R Blanes levaram a cabo investigação de terreno com as igrejas Kimbanguista e Tokoista, de origem congolesa/angolana. Esta investigação levou-nos a Angola, por duas ocasiões, e à RD Congo (para o PI) por uma. Nestas missões, apercebemo-nos de que a diáspora estudada em Lisboa não era senão uma minúscula ponta de um gigantesco iceberg, reconhecendo que um futuro projecto de investigação sobre estas temáticas não poderia deixar de fora o estudo da religião em Angola e o seu papel na (re)construção do país no pós-guerra. O nosso enquadramento geral a partir das teorias da "meridionalização cristã" também nos levou a concluir que um estudo em profundidade de expressões contemporâneas de cristianismo na África era urgente, se quiséssemos perceber a fundo os alinhamentos transnacionais que observámos em Lisboa. Hoje, os africanos estão a assumir um papel activo e criativo na produção de novas formas de fé cristã que não são necessariamente geograficamente delimitadas mas que se expandem para "fora de África" (Palmié 2007).

Neste contexto em particular, Angola é um exemplo paradigmático mas estranhamente negligenciado na academia. Apesar de haver um corpo bibliográfico relevante relativamente ao papel da religião durante os anos de guerra, e sobre o complexo papel entre as instituições religiosas e o regime marxista de 1975 a 2002 (Péclard 1998; Messiant 2008), pouco tem sido feito para mapear a situação religiosa em Angola desde o cessarfogo de 2002. Na sociedade Angolana, a religião (e em particular o cristianismo) atingiu uma centralidade impensável nos anos anteriores ao armistício. Luanda é hoje uma das cidades com maior índice de locais de culto no continente africano, e a religião assume um papel cada vez mais visível e politicamente activo no território nacional. Apesar de muitas destas igrejas terem aparecido na década de 1990, hoje em dia verifica-se a sua "explosão" na esfera pública, de forma tão impactante que precisaria de vários projectos de investigação para se poder elaborar uma cobertura completa. No entanto, confiamos em que a nossa proposta conseguirá levar a cabo um mapeamento empírico com conclusões importantes para perceber o papel da religião na criação de uma "nova sociedade" angolana, mantendo no entanto um olhar crítico para as fissuras estruturais do processo de "cura" observado na sociedade angolana contemporânea. Neste projecto pretendemos explorar algumas das tensões já identificadas no nosso trabalho de terreno anterior, analisando não só as dinâmicas sociológicas que operam nos distintos grupos religiosos, mas também as imaginações temporais e nacionais que os diferentes movimentos produzem na constituição de pertença e cidadania. De facto, uma das tendências recorrentes, tanto na antropologia como nos estudos religiosos é a sua inclinação para as questões da "memória".

Neste projecto, pretendemos incorporar o problema da "esperança" e "expectativa" na análise do lugar da religião na sociedade. Entre outras coisas, a religião também implica a imaginação de um futuro, e esta imaginação assume um papel fundamental em contextos de pós-guerra como o que Angola atravessa neste momento. Esta imaginação do futuro é particularmente relevante no estudo de igrejas proféticas tais como as que nós estudámos (Tokoismo e Kimbanguismo), que aparecem muito ligadas a uma memória histórica do antigo Reino do Kongo (Sarró, Blanes e Viegas 2008). Isto torna o estudo de movimentos proféticos em Angola particularmente relevante: até que ponto é que estas igrejas estão a propor imaginações histórica alternativas e "temporalidades inconsistentes" (parafraseando Michael Rowlands) por relação ao projecto modernizador do "Homem Novo" e Estado Nação angolano? Qual o papel da recente patrimonialização, por parte da UNESCO, de locais históricos e religiosos como Mbanza Kongo (antiga capital do Reino do Congo) neste processo? As igrejas na Angola contemporânea são participantes activos na construção de uma esfera pública. No entanto, os dados de que dispomos até ao momento apenas dizem respeito a Luanda - o que corre o risco de dar apenas uma imagem parcial das dinâmicas da vida religiosa (que abrange processos tão diferenciados como o desenvolvimento de cooperativas agrárias por parte das igrejas à participação política em processos de patrimonialização). Optamos, portanto, por uma pesquisa simultânea em dois locais distintos: Mbanza Kongo e Luanda, estudando o papel de distintas igrejas (proféticas, pentecostais, católicas) nos dois contextos.

PTDC/CS-ANT/112897/2009 - Financiado pela FCT

Fundação para a Ciência e Tecnologia

Religião,

Angola,