Novas fronteiras: cidadania, imigração e religião no município do Seixal

Este projecto consistiu no levantamento de dados etnográficos sobre cidadania, imigração, educação e religião no Concelho do Seixal, em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal. Durante dois anos recolhemos informações, organizámos grupos de discussão e workshops no Seixal e divulgámos os resultados em numerosas conferências nacionais e internacionais, nomeadamente no Congresso Metrópoles de Lisboa (2007). Também incentivámos o estudo do Seixal em alunos de mestrado e doutoramento. O projecto acabou quando, após obter financiamento de dois projectos nacionais e internacionais (O Atlântico Cristão, FCT, e Recognizing Christianity, NORFACE), o Seixal passou a ser integrado como zona de estudo de um de eles (P2). Uma parte dos resultados obtidos será publicada em breve num livro co-editado, agora em preparação.

No estudo, quatro foram as áreas que se estudaram de forma inter-conectada.

No estudo, quatro foram as áreas que se estudaram de forma inter-conectada.

O objectivo principal do projecto era perceber a especificidade do Seixal, uma região da Área Metropolitana de Lisboa, particularmente receptiva a imigrantes africanos. <p> </p><p>Objectivos específicos:</p><p>. Perceber as lógicas do associativismo migrante e da exclusão social.  </p><p>. Estudar as dinâmicas de transmissão e de reinvenção culturais.</p><p>. Estudar o papel da religião na luta pelo reconhecimento e contra a marginalização.</p>
PROJ17/2009
01/01/2005