A Nova Direita Radical Euro-Americana em Portugal: Uma Perspectiva Comparada

Os relatórios mais recentes do Serviço de Segurança e Informação (SIS) evidenciaram um incremento no ativismo da extrema-direita portuguesa na internet. Esse fenómeno é verificável não apenas em Portugal mas em muitos outros Países europeus e é associado ao crescimento de duas correntes inovadoras de direita radical: a norte-americana Alt-Right e o ítalo-francês movimento identitário. A relevância dessas duas correntes é evidente no papel da Alt-Right na eleição de Donald Trump cujo estratega de campanha Steve Bannon é elemento de ponta da Alt-Right and no sucesso do movimento identitário junto do eleitorado de Marine Le Pen. As duas correntes demonstraram uma forte capacidade de gerar cultura popular principalmente entre os jovens através de criatividade terminológica, mediaativismo, militância on-line, memes. Com base nas preocupações dos media e das instituições, o projeto de investigação tem o objetivo de aprofundar o conhecimento do crescente radicalismo de direita em Portugal. Em particular, pretende-se analisar os efeitos da circulação, receção e reprodução das ideias e praticas produzidas pela interação transatlântica entre Alt-Right e Movimento identitário. O intuito é perceber quanto essa aceleração na circulação das ideias e práticas pode conduzir ao desenvolvimento de uma nova direita radical em Portugal assim como fez com sucesso em outros Países; ou seja, através da mobilização social de uma jovem geração de militantes com alto potencial de determinar a ideologia de futuros partidos ou movimentos radicais. O projeto de investigação tem três objetivos específicos. O primeiro é determinar quão profundamente a interação Alt-Right-Identitarismo penetrou no meio da direita portuguesa (tanto radical como mainstream) e influenciou as suas raízes ideológicas tradicionais. O segundo é mapear a participação on-line dos militantes Portugueses nas redes internacionais surgidas pelo ativismo internet dos meios Alt-Right e Identitários. O terceiro é descrever e explicar a reprodução de praticas de mobilização política, quer on-line quer off-line, promovidas em Portugal pelas experiencias mais bem-sucedidas vindas do estrangeiro. Esses objetivos serão alcançados através do estudo em profundidade do caso português e a sua comparação com diferentes casos estrangeiros com o intuito de perceber o sucesso ou o insucesso da combinação Alt-Right/ Identitarismo nas direitas radicais nacionais. A comparação entre áreas já de sucesso (ex. França, Itália, Áustria) com áreas em fase de consolidação (ex. Portugal, Espanha) permitirá avaliar se e como essa nova interação euroamericana pode impulsionar a criação de uma direita radical portuguesa como ator político mais relevante. Reunindo vários peritos no tema, o projeto de investigação pretende esclarecer este fenómeno relevante e ainda desconhecido do ponto de vista académico.

Entidade participante
Sim
Entidades:
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Rede:
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (Entidade Proponente)

Direita radical, Alt-Right, identitarianismo, Portugal

Observações:
NEAR é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto “PTDC/CPO-CPO/28748/2017”.
Rede Nacional

NEAR