Mulheres e Associativismo na Primeira Metade do Século XX: Brasil, França, Itália e Portugal

Este projecto tem como objectivo analisar a génese de quatro federações de mulheres filiadas no International Council of Women (ICW) criado em Washington, em 1888. O estudo destes movimentos de mulheres: o Conseil national des femmes françaises (CNFF, 1901) ; o Consiglio nazionale delle donne italiane (CNDI, 1903):  o Conselho nacional das mulheres portuguesas (CNMP, 1914) e o Conselho nacional de mulheres do Brasil (CNMB, 1927) que federavam a maioria das associações de mulheres de cada país, mostra que estas associações foram um actor político importante do século XX. O estudo comparativo do seu desenvolvimento, cujo processo de criação e principais linhas de actuação partiram do mesmo campo de influência, implica uma análise da matriz americana nas suas formações. Trata-se de estudar as suas estratégias de actuação e modelos de inspiração. Parece claro a existência de múltiplos laços entre os diferentes conselhos mas só a consulta das fontes documentais das organizações permitirá uma aproximação mais rigorosa ao seu modelo de abordagem de um sistema político diverso.

História das Mulheres; Movimentos; História Contemporânea; Associativismo; Feminismo

<p>O objectivo desta investigação é de escrever uma história comparada das mulheres (Brasil, França, Itália e Portugal) do associativismo das mulheres durante um período que inicia no século XX até a segunda guerra mundial. Trata-se de estudar a actuação destas associações de mulheres e dos seus modelos bem como as suas ligações internacionais. Esta investigação pretende ser um contributo à história das mulheres e à história tout court.</p>
State of the art:
Este projecto insere-se num contexto de mais de trinta anos de investiga&ccedil;&atilde;o em hist&oacute;ria das mulheres. A hist&oacute;ria do associativismo das mulheres &eacute; uma parte essencial da hist&oacute;ria das mulheres. &Eacute; de notar nesta area de investiga&ccedil;&atilde;o a import&acirc;ncia dos estudos universit&aacute;rios em lingua inglesa desde os anos 70 at&eacute; hoje, tais como, s&oacute; para mencionar dois exemplos, os livros de Richard J. Evans, The Feminists. Women&acute;s Emancipation movements in Europe, America and Australia, 1840-1920, London, Croom Helm, 1977 e mais recentemente de Karen Offen, European Feminisms, 1700-1950: A Political History (Stanford: Stanford University Press, 2000). N&atilde;o se trata de escrever a hist&oacute;ria das organiza&ccedil;&otilde;es internacionais de mulheres que j&aacute; foram estudadas por historiadoras como Leila Rupp, Worlds of Women. The Making of an International women&acute;s movements, Princeton, Princeton University Press, 1997 ilustrando a import&acirc;ncia da influ&ecirc;ncia norte amerina nos movimentos de mulheres europeus mas de escrever a hist&oacute;ria dos conselhos nacionais de mulheres em Fran&ccedil;a, It&aacute;lia e Portugal. Mais especificamente, trata-se de estudar o CNFF, o CNDI e o CNMP numa perspectiva comparada. V&aacute;rios trabalhos j&aacute; referiram a import&acirc;ncia do CNFF (Christine Bard, Les Filles de Marianne. Histoire des f&eacute;minismes, 1914-1940, Paris, Fayard, 1995; Laurence Klejman, Florence Rochefort, L&acute;Egalit&eacute; en marche. Le f&eacute;minisme sous la Troisi&egrave;me R&eacute;publique, Paris, Presses de la Fondation nationale des Sciences Politiques et Editions des femmes, 1989), do CNDI (Michela de Giorgio, Le Italiane dall&acute;Unit&agrave; a oggi, Roma, Laterza, 1993), do CNMP (Rosmarie Wank Nolasco-Lamas, Mulheres para al&eacute;m do seu tempo, Lisboa, Bertrand, 1995; Vanda Gorj&atilde;o, A Reivindica&ccedil;&atilde;o do voto no programa do Conselho nacional das mulheres portuguesas, 1914-1947, Lisboa, CIDM, 1994; C&eacute;lia Costa, &quot;O Conselho nacional das mulheres portuguesas (1914-1947). Uma organiza&ccedil;&atilde;o feminista&quot;, Disserta&ccedil;&atilde;o de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres?, 2007) mas n&atilde;o foi ainda escrita uma hist&oacute;ria comparada destes conselhos.
01/11/2004
30/11/2009