EUROPEAN SOCIAL SURVEY 3 - Bem-estar pessoal e social; e organização do percurso de vida

Este projecto está integrado no programa de pesquisa "Atitudes Sociais dos Portugueses" dirigido por Manuel Villaverde Cabral e Jorge Vala.

O European Social Survey (ESS) é um projecto bienal, que tem como principal objectivo estudar atitudes e valores dos europeus numa perspectiva comparativa e longitudinal, que envolve uma rede de pesquisa de países europeus comunitários e não-comunitários.

O questionário do ESS é constituído por um módulo fixo e dois ou três módulos rotativos. O módulo fixo pretende medir continuidades e mudanças nos seguintes domínios:

Utilização dos media

Confiança interpessoal

Participação e valores socio-políticos

Bem-estar, saúde e segurança, identidade nacional, étnica e religiosa

Caracterização sociodemográfica

ESS1 Imigração; Cidadania.

ESS2 Família e Trabalho; Saúde e Prestação Cuidados;

Moralidade Económica.

Os módulos rotativos do ESS 3 focam o bem-estar pessoal e social; atitudes face à organização do percurso de vida.

O questionário é aplicado a uma amostra representativa da população residente do continente. O universo é constituído pelos residentes, com 15 ou mais anos, independentemente da sua nacionalidade ou situação legal. Para garantir a comparabilidade, o ESS utiliza dois ponderadores: um que permite corrigir os erros que possam ocorrer no processo de selecção dos inquiridos, e outro que permite redimensionar a amostra do país à dimensão da população.

Em Portugal, a execução deste projecto é assegurada por um consórcio entre o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL) e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Jorge Vala é o Coordenador Nacional do projecto. Manuel Villaverde Cabral e João Ferreira de Almeida, representam a equipa portuguesa no Conselho Científico Internacional (Scientific Advisory Board). A comissão executiva do projecto em Portugal é presidida por Jorge Vala, e dela fazem ainda parte Anália Torres (ISCTE) e Alice Ramos (ICS-UL). O projecto conta ainda com um Conselho Consultivo que é constituído pelas seguintes instituições: 1) Dinâmia Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica do ISCTE; 2) CES - Centro de Estudos da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; 3) CIES Centro de Investigação e Estudos de Sociologia; 4) CIS Centro de Investigação e Intervenção Social; 5) SOCIUS Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações; 6) Instituto de Sociologia da Universidade do Porto.

O projecto encontra-se em fase de análise dos principais resultados.

No âmbito da primeira edição do ESS, foi editado, pela Imprensa de Ciências Sociais, o livro Contextos e Atitudes Sociais na Europa, organizado por Jorge Vala e Anália Torres, bem como três volumes de um número especial do Portuguese Journal of Social Science (PJSS) sobre atitudes, valores e estruturas sociais na Europa.

Entidade participante
Rede:
European Social Survey

Bem-estar
Percurso de vida

Utilização dos media

Confiança interpessoal

Participação e valores socio-políticos

Bem-estar, saúde e segurança, identidade nacional, étnica e religiosa

Caracterização sociodemográfica

ESS1 Imigração; Cidadania.

ESS2 Família e Trabalho; Saúde e Prestação Cuidados;

Moralidade Económica.

O projecto encontra-se em fase de análise dos principais resultados.

Estudar atitudes e valores dos europeus numa perspectiva comparativa e longitudinal, focando especificamente as questões relacionadas com o bem-estar pessoal e social e as atitudes face à a organização do percurso de vida (timing of life).
State of the art:
Para uma descri&ccedil;&atilde;o consulte os seguintes links: <br />M&oacute;dulo fixo: <br />http://www.europeansocialsurvey.org/index.php?option=com_content&amp;task=view&amp;id=62&amp;Itemid=96 <br /><br />M&oacute;dulo rotativo: <br />http://www.europeansocialsurvey.org/index.php?option=com_content&amp;task=view&amp;id=64&amp;Itemid=99

ESS3

01/09/2005